Em seu Application Note 3467, a Maxim (www.maxim-ic.com) mostra como expandir um barramento SMBus de modo que ele possa controlar o contraste de um LCD.

O circuito consiste basicamente nu conversor step-up (elevador de tensão) e um potenciômetro digital, sendo indicado para aplicações em equipamentos alimentados por bateria. O circuito completo da aplicação é mostrado na figura 1.

 

 

 


 

 

A ideia básica desse circuito é expandir a saída I/O de um microcontrolador, de modo que ela possa controlar mais funções.

O circuito foi projetado para excitar MOSFETs em sistemas de gerenciamento de energia, mas a capacidade bidirecional de suas três linhas de saída o torna útil em aplicações que não sejam relacionados com a comutação de energia. Por exemplo, ele pode servir para controlar a posição de um cursor de um potenciômetro digital conectado como reostato. O reostato, por sua vez pode ser usado para fornecer uma tensão de realimentação ao CI.

A tensão de realimentação pode então variar entre 28,6 V e 19,5 V quando a resistência do potenciômetro digital varia de 400 ohms a 50 k ohms.

O cursor do potenciômetro digital se mover um passo a cada transição do nível alto para o nível baixo que ocorra no pino 5, (para cima quando o pino 4 está no nível alto e para baixo quando no nível baixo). O reostato IC-3 desse circuito pode assumir 32 níveis de resistência entre o máximo e o mínino nominais.