O TLV854x da Texas Instruments consiste num amplificador Nanoipower que consume apenas 500 nA sendo indicado para aplicações como detectores de movimento piroelétricos, usando microondas, detectores de gás, termostatos e outros. O artigo que levamos aos leitores é baseado no datasheet revisado de 2018 valendo para os TLV8544, TLV8542 e TLV841.

ART1071S

As diferentes versões deste amplificador RRIO (Rail to Rail Input and Output) indicam o número de amplificadores disponível no invólucro.

O TLV854x tem uma largura de faixa de 8 kHz e pode ser alimentado por tensões de 1,7 a 3,6 V sendo disponível em diversos invólucros conforme a versão.

Na figura 1 temos a versão simples e versão dupla.

 

Figura 1 – Invólucros para a versão simples e dupla
Figura 1 – Invólucros para a versão simples e dupla

 

Mais informações incluindo a versão quádrupla pode ser obtida no datasheet acessado no link http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tlv8542.pdf .

No datasheet o leitor também poderá encontrar todas as informações sobre o uso, como as características elétricas, máximos absolutos, gráficos de desempenho e muito mais.

A corrente de polarização de entrada é de apenas 100 fA e a corrente drenada por canal é de 500 nA o que torna este componente ideal para aplicações alimentadas por bateria que exigem baixo consumo.

Uma aplicação para este componente é num detector de presença com sensor piroelétrico (PIR), mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Detector de movimento piroelétrico
Figura 2 – Detector de movimento piroelétrico

 

No datasheet podem ser encontradas informações detalhadas sobre esta aplicação cuja alimentação é feita com uma única bateria de 3,3 V.

. Na figura 3 temos um feito rejeitor (notch) usando o TLV8541 para a frequência de 60 Hz com alimentação simples de 3,3 V.

 

Figura 3 – Filtro notch
Figura 3 – Filtro notch

 

Evidentemente, com os procedimentos de cálculo dados no datasheet os componentes podem ser recalculados para operação em outras frequências.

A característica de baixo consumo deste componente é tal que cinco destes filtros podem operar durante 9,5 anos quando alimentados por uma única pequena bateria de lítio CR2032. Estas baterias apresentam uma tensão inicial de 3 V e no final da vida 2 V.