Este amplificador operacional com entradas e saídas rail-to-rail (RRIO) da Texas Instruments foi anunciado em outubro de 2017, Trata-se de um amplificador operacional de 250 MHz CMOS que pode ser alimentado por tensões de 2,5 V a 5,5 V. Veja mais sobre este componente neste artigo.

ART1070S

As informações dadas a seguir são do próprio datasheet que pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tlv3544-q1.pdf . No link https//br.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-tlv3544-q1-op-amps/  podem ser obtidas algumas informações adicionais e de como obter este componente na Mouser Electronics.

Começamos por dar o diagrama simplificado e a pinagem na figura 1.

 

Figura 1 – Diagrama simplificado
Figura 1 – Diagrama simplificado

 

As características deste componente tornam altamente indicado para aplicações automotivas, mas ele pode ser usado como amplificador no sensoriamento de corrente, vídeo, controle de motores, etc.

A corrente de saída é de 100 mA e a corrente de polarização de entrada de apenas 3 pA. A corrente quiescente é de 5,2 mA (max).

A faixa passante para ganho unitário é de 250 MHz e tanto a saída como a entrada têm excursões do terra até a tensão de alimentação (rail-to-rail).

No datasheet podem ser obtidas informações adicionais como tabelas sobre as condições de funcionamento, máximos absolutos e gráficos de desempenho.

A figura 2 mostra o diagrama de blocos funcionais deste componente.

 

Figura 2 – Blocos funcionais
Figura 2 – Blocos funcionais

 

A seguir damos algumas aplicações práticas para este componente.

O primeiro circuito, mostrado na figura 3 é de um driver para diodo Laser funcionando com apenas 5 V e fornecendo uma corrente de 200 mA.

 

Figura 3 – Driver para diodo Laser
Figura 3 – Driver para diodo Laser

 

A figura 4 mostra como ligar em paralelo amplificadores operacionais de modo a se obter maior corrente para a excitação de uma carga, no caso um diodo Laser.

 

Figura 4 – Conexão em paralelo
Figura 4 – Conexão em paralelo

 

A figura 5 mostra o uso do TLV3544 como amplificador de vídeo com linha de 75 ohms.

 

Figura 5 – Amplificador de vídeo
Figura 5 – Amplificador de vídeo

 

Na figura 6 temos o uso do TLV3544-Q1 como driver RGB para cabo.

 

Figura 6 – Driver de cabo RGB
Figura 6 – Driver de cabo RGB

 

A figura 7 mostra um amplificador de transimpedância usando o TLV3544, operando como um amplificador para foto-diodo.

 

Figura 7 – Amplificador de transimpedância
Figura 7 – Amplificador de transimpedância

 

Completamos a série de aplicações disponível no datasheet do componente com um amplificador de trasimpedância com fonte simétrica. Para este circuito a fonte é de 2,5 + 2,5 V.

 

Figura 8 – Amplificador com fonte simétrica
Figura 8 – Amplificador com fonte simétrica

 

No datasheet podem ainda ser encontradas informações sobre cálculos dos componentes nos diversos circuitos e indicações para um layout de placa.