A Texas Instruments lançou em março de 2018 um conversor step-down DC-DC de 3 A que pode operar com tensões de entrada de 4 a 36 V em invólucro QFN atendendo a uma infinidade de aplicações. Neste artigo detalhamos as características desse componente e damos aplicações baseadas tanto no datasheet da Texas Instruments como em application notes.

ART1069S

O datasheet do LMZM33603 pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmzm33603.pdf  e um application note mostrando como usar o componente num inversor está em: http://www.ti.com/lit/an/snva800a/snva800a.pdf .

 

Começamos por dar na figura 1 o invólucro QFN deste componente, extremamente compacta, pois mede apenas 9 x 4 mm.

 

Figura 1 – Invólucro QFN de 7 pinos
Figura 1 – Invólucro QFN de 7 pinos

 

O diagrama simplificado deste componente numa aplicação típica é mostrado na figura 2.

 

 Figura 2 – Diagrama simplificado
Figura 2 – Diagrama simplificado

 

O LMZM33603 é fácil de usar, pois combina um conversor step-down (redutor) DC-DC com um MOSFET, um indutor blindado e componentes passivos.

Com o uso de poucos componentes externos temos a eliminação de elo de compensação e seleção de componentes magnéticos no processo de projeto.

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos a automação predial e industrial, smart grid e energia, industrial, médica e efesa.

A faixa de tensões de saída vai de 1 a 13,5 V com 3 A e de 1 V a 18 V com 2 A. A eficiência chega aos 95% e a frequência de comutação pode ser ajustada entre 200 kHz e 1,2 MHz. O circuito também pode ser sincronizado externamente.

A figura 3 mostra o diagrama dos blocos funcionais deste componente para o invólucro QFN de 18 pinos para a utilização de mais recursos.

 

Figura 3 – Diagrama funcional com mais recursos
Figura 3 – Diagrama funcional com mais recursos

 

O ajuste da tensão de saída é feito por apenas um componente, conforme mostra a figura 4.

 

Figura 4 – Ajuste da tensão
Figura 4 – Ajuste da tensão

 

A seguir, a tabela com os valores do resistor de referência e também do capacitor de saída.

 


 

 

Outros cálculos, tabelas e gráficos do comportamento deste circuito podem ser obtidos no próprio datasheet.