O circuito apresentado é sugerido pela Maxim (www.maxim.com) consistindo em um excitador para LEDs de alta potência, com uma proteção contra temperatura excessiva, circuito aberto ou curto-circuito.

 

MAX1576ETG+ 

 

Atualmente, os LEDs de alta potência são empregados numa ampla gama de aplicações, incluindo a substituição de lâmpadas incandescentes comuns. Sua alta performance, rendimento e vida prolongada fazem esse tipo de dispositivo ideal para aplicações de todos os tipos.

 

Como ocorre em todos os dispositivos, uma temperatura excessiva na junção reduz sua vida útil podendo levar a falhas. Para se evitar danos em operação contínua devem existir mecanismos de proteção a exemplo do circuito sugerido na figura 1.

 


 

 

O circuito mostrado consiste numa bomba de carga (IC1) projetada para fornecer corrente para até 8 LEDs brancos (WLEDs) em aplicações como flashes de câmeras. Ligando-se todos os 8 drivers em paralelo, é possível fornecer até 480 mA a um módulo Luxeaon Star de alta potência (1 W).

IC1 entra no modo shutdown quando se detecta uma condição de dreno aberto.

Um circuito compacto de shutdown técnico pode ser implementado com um termistor usado como sensor e um comparador duplo com dreno aberto, dotado de referência interna (IC2).

O comparador A é configurado para colocar EN ao terra quando Vtherm cai abaixo da tensão interna de 1,2 V de referência. Isso ocorre quando o termistor R2 estiver quente.

O comparador B é configurado com uma linha aberta a prova de falhas que leva EN ao nível baixo quando a conexão do termistor for interrompida. Nesse caso, Vtherm é colocado no nível alto por R1, fazendo com que o comparador B coloque EN ao terra.

O divisor resistivo formado por R3 e R4 fixa as tensões de transição, e o resistor R1 com o termistor, fixa o limiar do shutdown térmico.