Uma nova linha de sensores lineares de temperatura de baixa potência, consistindo basicamente em termistores ativos, foi lançada pela Microchip (www.microchip.com).

 

 

Esses componentes, que receberam as denominações MCP9700, MC-P9700A, MCP9701 e MCP9701A são fornecidos em três tipos de invólucros, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Os componentes focalizados podem operar na faixa de temperaturas que vai de -40° C a +125° C com uma precisão de +/-2° C para o MCP9700A/MCP9701A e de +/-4° C para o MCP9700/9701.

Eles possuem características otimizadas para operação com ADCs. A faixa de tensões de alimentação vai de 2,3 V a 5,5 V para os MCP9700/A e de 3,1 V a 5,5 V para os MCP9701/A.

A corrente de operação é de apenas 6 µA (tip), sendo sugeridas as seguintes aplicações para esse componente: discos rígidos, eletrodomésticos e eletrônicos, equipamentos de escritórios, equipamentos portáteis, monitoramento geral de temperatura.

Na figura 2 temos uma aplicação típica desses sensores. Eles convertem uma temperatura numa tensão análoga que pode ser usada para um circuito externo, por exemplo, aplicada a um ADC.

 


 

 

Diferentemente dos sensores comuns, essa família denominada Linear Active Thermistor não necessita de componentes externos para condicionamento de sinal.

Na figura 3 vemos a curva de precisão para a faixa de operação desses componentes. A tensão de saída pode ser aplicada diretamente a um ADC de um microcontrolador. Além disso, os dispositivos dessa família são imunes aos efeitos de capacitâncias parasitas, podendo excitar cargas de capacitâncias elevadas.