Segundo a Maxim (www.maxim-ic.com), os sensores de temperatura são usados normalmente em sistemas de aquisição de dados onde a precisão e a demanda não são fatores críticos de projeto. Nesses dispositivos, o sensor, os sistemas de processamento de dados e a conversão de dados são geralmente integrados num único CI, o que toma a aplicação simples sem muito custo adicional.

Nota: este artigo é de 2007… Para novos projetos consulte a empresa para produtos mais recentes.

 

Os circuitos utilizados para essa finalidade operam com tensões na faixa de 3 a 5 V, e exigem pouca corrente. No entanto, as aplicações de telecomunicações são mais complicadas, pois a polarização do sensor já é um primeiro obstáculo a ser enfrentado.

Assim, no Application Note 3872, a Maxim mostra como é possível integrar um sensor de temperatura em um sistema de telecomunicações que opera com uma tensão de - 48 V, não existindo outra baixa tensão disponível.

O circuito mostrado na figura 1 resolve esse problema sem a necessidade de uma fonte de alimentação adicional.

 


 

 

O circuito permite que o CI sensor opere com uma tensão de - 48 V com apenas uns poucos componentes externos. Esse esquema elétrico também serve para interfacear as entradas digitais dos PLCs (Programmable-Logic Controllers) ou outras I/O digitais que exijam sinais lógicos na faixa de 0 V a algum nível positivo.

A saída do circuito pode drenar até 1,6 mA de corrente oscilar entre O e + 40 V (que é o máximo Vice do transistor 2N3904— equivalente a esse transístor é o BC547). Essa capacidade está dentro das especificações da maioria das I/O digitais nos sistemas industriais que são de +5 V ou +15 V.

CI1 é um conversor absoluto de temperatura para período, fazendo uma conversão constante de 640,µs/°K. Na temperatura ambiente o período é de aproximadamente 190 ms, dando uma frequência de 5,2 Hz.

Conforme mostra a figura 2, o MAX6576 produz um sinal retangular cuja frequência é proporcional à temperatura absoluta, podendo ser alimentado com uma tensão de +2,7 V a 55 V.

 


 

 

No datasheet do MAX6576 podem ser obtidas informações que permitem utilizar outros sensores.