Não precisamos destacar a importância dos diodos Schottky em circuitos de comutação rápida e circuitos onde a queda de tensão no estado de condução deva ser pequena. Sabemos que os primeiros diodos deste tipo disponíveis no mercado eram dispositivos que não operavam com tensões muito altas. No entanto, a tecnologia permitiu o desenvolvimento de diodos Schottky com capaz vez tensões maiores de operação assim como correntes. O componente que destacamos é um deles.

Destacamos o IDK20G120C5 da Infineon que pode operar com tensões inversas de 1 200 V e correntes diretas de 20 A.

Este artigo foi elaborado com base no datasheet disponível em: https://br.mouser.com/ProductDetail/Infineon  que também é a página de compra da Mouser Electronics.

Este diodo pertence a quinta geração CoolSiC™ fabricados com SiC ou carboneto de silício, um material revolucionário que dota o componente de características especiais.

Além de não ter corrente de recuperação inversa e nem recuperação direta, ele tem um comportamento independente da temperatura.

Na figura 1 temos o invólucro com a identificação dos terminais.

 

    Figura 1 – invólucro e pinagem
Figura 1 – invólucro e pinagem

 

Aplicações principais sugeridas pela Infineon incluem drives, fontes de alimentação industriais, UPS industriais e inversores para aplicações em energia solar.

A inclusão deste tipo de componente nos projetos leva em conta diversos fatores como:

  • - Aumento da eficiência do sistema
  • - Redução das dimensões do equipamento devido a menor necessidade de dissipadores de calor
  • - Redução da EMI
  • - Alta confiabilidade

 

A Infineon tem um link de literatura sobre este tipo de componente: http://www.infineon.com/SiC. Nele, uma vasta literatura sobre as aplicações deste componente pode ser acessada incluindo o uso em energia solar, carga de veículos elétricos, armazenamento de energia e muito mais.

Os máximos absolutos são dados pela tabela abaixo:

 


 

 

Diversos gráficos podem ser obtidos no datasheet descrevendo o comportamento elétrico deste componente. Na figura 2 temos dois deles mostrando as características de condução deste diodo.

 

Figura 2 – Características de condução direta para diversas temperaturas
Figura 2 – Características de condução direta para diversas temperaturas

 

Outro gráfico de importância para os projetos é o que mostra as características de condução inversa para diversas temperaturas e tensões.

 

Figura 4 – Características reversas
Figura 4 – Características reversas