Com a pandemia, aplicações utilizando LEDs ultravioleta C (UVC) se tornaram mais frequentes com a introdução no mercado de diversos dispositivos de esterilização e purificação. Neste artigo, focalizamos um tipo de componente que se tornou importante e que pode ser a base de novos projetos. A barra de LEDs ultravioleta C de que tratamos pode ser obtida na Mouser Electronics no link que daremos logo no início do artigo.

Nota: Redigimos este artigo com base no datasheet do Módulo UVC Linear da New Energy, disponível no link da Mouser https://br.mouser.com/ProductDetail/New-Energy/LSB1-12G08-UV01-00

 

Conforme já abordamos em diversos artigos em nosso site a radiação ultravioleta C tem propriedades bactericidas, podendo ser usado em desinfecção e purificação.

Aparelhos de desinfecção usando barras de LEDs já estão disponíveis no mercado, assim como tipos para esterilização de água, alimentos e medicamentos.

O tipo apresentado pela New Energy consiste numa régua de LEDs ultravioletas já interligados capazes de operar com uma potência máxima de 72 W. Na figura 1 temos a aparência do dispositivo que mede 28,1 cm.

 

Figura 1 – Aparência da régua de LEDs ultravioleta C
Figura 1 – Aparência da régua de LEDs ultravioleta C

 

Notamos que esta régua deve ter recursos ópticos de concentração da radiação emitida. Na figura temos a lente para ultravioleta, lembrando que no comprimento de onda utilizado é preciso ter materiais especiais na sua confecção.

 

Figura 2 – A óptica usada
Figura 2 – A óptica usada

 

Os comprimentos de onda estão disponíveis em duas faixas: 275 a 280 nm e 280 a 285 nm.

As correntes podem ficar entre valores de 700 mA 1 600 mA o que resulta em potências de 21 a 72 W. Na figura 3 temos os modos como os LEDs ultravioleta estão ligados nos módulos.

 

Figura 2 – Ligação dos LEDs
Figura 2 – Ligação dos LEDs

 

Entre as aplicações que o fabricante sugere temos a esterilização de superfícies, desinfecção de água, purificação do ar, terapia de pele, analisadores fluorescentes, preparação de alimentos e horticultura.

A New Energy disponibiliza seu suporte para ajudar no desenvolvimento de novos projetos.

Para mais informações sugerimos consultar a documentação técnica disponível ou o próprio fabricante.

 

Nota do autor: Lembramos que que os LEDs azuis e violetas comuns quando surgiram eram caros, com o tempo, novas tecnologias de fabricação e uso de novos materiais baratearam esses componentes. O mesmo deve ocorrer com os LEDs ultravioleta das faixas mais penetrantes, como os usados neste componente que é ainda tem um preço alto.