Um componente fundamental para aplicações que utilizem motores de corrente contínua com escovas é o driver em ponte H. Neste artigo focalizamos o MP6550 da MPS (Monolhitc Power Systems) para correntes de 2 A. Este artigo foi elaborado com base no datasheet do componente.

ART546E

Nota: o link de acesso do datasheet do componente através da Mouser Electronics que o disponibiliza é: https://br.mouser.com/pdfDocs/MP6550.pdf 

 

O MP6550 da MPS consiste num driver de motor DC com escova que pode operar com tensões de 1,8V a 22V. O componente está disponível em invólucro de 12 pinos conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – O invólucro de apenas 2 x 2 mm
Figura 1 – O invólucro de apenas 2 x 2 mm

 

As aplicações indicadas pelo fabricante incluem:

- Robótica

- Câmeras

- Brinquedos

- Produtos de consumo

- Dispositivos médicos

 

O circuito integrado MP6550 já inclui um MOSFET de potência com uma resistência de condução de apenas 240 mOhms. Ele também possui recursos de shutdown térmico e proteção contra curto-circuito.

O interfaceamento é compatível com a maioria dos dispositivos de controle existentes no mercado. Na figura 2 temos um circuito de aplicação típico deste componente.

 

Figura 2 – Circuito de aplicação
Figura 2 – Circuito de aplicação

 

A figura 3 mostra o diagrama de blocos funcionais deste componente para um canal.

 

Figura 3 – Diagrama funcional
Figura 3 – Diagrama funcional

 

Na operação os níveis lógicos das entradas determinam o modo de funcionamento do motor conforme a tabela mostrada abaixo.

 


 

 

Para a entrada de controle PWM temos a seguinte tabela de funcionamento.

 


 

 

Além disso, o dispositivo conta com alguns recursos interessantes como, por exemplo, a frenagem do motor, circuitos de proteção, sobrecorrente, subtensão e sensoriamento de corrente.

O gráfico da figura 4 mostra a performance típica deste controle.

 

Figura 4 – Operação normal
Figura 4 – Operação normal

 

No datasheet podem ser encontrados muitos outros gráficos de desempenho, além de características, das quais destacamos algumas:

- Possui saída de referência de 3,3 V

- Entrada PWM compatível com os padrões industriais até 100 kHz

- Baixa corrente de repouso

- Bomba de cargas interna