O sensoriamento de grandes físicas é hoje fundamental para aplicações tanto industriais como de consumo. Saber quanto de gás entra num reservatório, ou qual é a pressão numa mangueira de ar podem ser necessários em muitas aplicações.

Nosso componente em destaque, que o desenvolvedor pode usar numa infinidade de novos produtos, é o sensor de fluxo de ar F1031V da DFROBOT e que está disponível na Mouser Electronics no link: https://br.mouser.com/new/dfrobot/dfrobot-sen0360-f1031v-mass-air-flow-sensor/

Acessamos as informações do fabricante que passamos agora através desse artigo, possibilitando assim ao desenvolvedor a criação de um movo produto, inclusive baseado em Arduino como damos as conexões mais adiante.

Na figura 1 temos então o aspecto desse sensor.

 

Figura 1 – O sensor
Figura 1 – O sensor

 

 

O sensor de fluxo de ar de DFRobot F1031V detecta a taxa de fluxo de gás usando um princípio termodinâmico com alta precisão e boa repetibilidade. Este dispositivo oferece dados medidos totalmente calibrados e com compensação de temperatura, incorporando um sensor de temperatura embutido. O sensor de fluxo de ar F1031V fornece uma saída de tensão analógica linear para fácil processamento. As aplicações típicas incluem ventiladores, purificadores de ar, controle de processos industriais e proteção ambiental.

Especificações:

Tensão de alimentação: 5 V

Corrente de operação: 25 mA

Precisão: melhor que 4%

Tempo de respostas: 50 ms

Faixa de temperaturas de operação: -25ºC a 65ºC

Pressão de operação: menor que 100 kPa

Destaques:

- Alta precisão, resposta rápida e boa repetibilidade

- Completamente calibrado e com compensação de temperatura

- Faixa de medição 150SLM (estado padrão: temperatura do gás 20 ? e pressão do gás 101,325kPa)

Na figura 2 temos a conexão típica desse sensor a um Arduino Uno.

 

Figura 2 – Utilizando com o Arduino Uno.
Figura 2 – Utilizando com o Arduino Uno. | Clique na imagem para ampliar |