Se bem que não seja um componente moderno, sua utilização em muitos projetos é suficientemente grande para justificar uma abordagem de suas características. De fato, suas características de altíssima impedância de entrada (pois trata-se de um operacional com transistores de efeito de campo) fazem dele a solução ideal para as aplicações em que amplificadores operacionais comuns como o 741 não podem ser usados. Conheça neste artigo um pouco mais do CA3140.

O circuito integrado CA3140 consiste num amplificador operacional de uso geral com características próximas do famoso 741 com a diferença de que o uso de transistores de efeito de campo eleva em muito sua impedância de entrada, além de reduzir as correntes de offset de entrada.

A impedância de entrada do CA3140 é da ordem de um e meio milhão de megohms (isso mesmo, 1 500 000 000 000 ohms), o que é muito mais do que o 1 megohm oferecido pelos 741 que utilizam transistores bipolares comuns.

Na figura 1 temos o invólucro do CA3140 em sua 'versão mais conhecida que é a DlL de 8 pinos, se bem que também sejam encontradas, mais raramente, unidades em invólucros metálicos redondos de 8 pinos.

 

Figura 1 – Invólucro e pinagem
Figura 1 – Invólucro e pinagem

 

As principais características deste componente são:

 

Características

Faixa de tensões de alimentação: 4 a 36V (ou 2+2 a18 + 18 Ver fonte simétrica)

Impedância de entrada: 1,5 x1012 ohms

Ganho de tensão: 10 000 vezes (80 dB)

Corrente de polarização de entrada: 10 pA (15. V)

 

O CA3140 é fabricado com a tecnologia BiMOS.

Neste integrado temos uma etapa de entrada com transistores de efeito de campo PMOS montados em conjunto com transistores comuns bipolares.

A etapa de entrada diferencial com transistores PMOS fornece um ganho de 10 vezes (20 dB), e seu sinal é amplificado por outras etapas que fornecem o ganho final de 80 dB.

As etapas que formam o integrado possuem circuitos de proteção contra curto-circuito na saída, seja este curto em relação à terra ou em relação ao positivo da fonte.

Os transistores MOS deste integrado são protegidos com diodos, de modo a evitar problemas com descargas estáticas, principalmente no manuseio.

 

APLICAÇÕES

Basicamente podemos usar o CA3140 nas mesmas aplicações em que teríamos um 741, com as vantagens de uma tensão de alimentação mais baixa e uma impedância de entrada muito mais alta.

Nosso primeiro circuito, mostrado na figura 2, consiste num pré-amplificador para cápsulas magnéticas ou microfones de baixa impedância.

 

Figura 2 – Pré amplificador com o CA3140
Figura 2 – Pré amplificador com o CA3140

 

O ganho deste circuito é fixado pelo resistor de realimentação que pode ter valores entre 100 k ohms e 2,2 M ohms.

A fonte de alimentação não precisa ser simétrica e pode variar de 3 a 12 V.

Na figura 3 temos um seguidor de tensão que se constitui numa configuração ideal para instrumentação eletrônica.

 

Figura 3 – Seguidor de tensão
Figura 3 – Seguidor de tensão

 

Nesta configuração o ganho de tensão é unitário, mas a impedância de entrada é da ordem de 1012 ohms, o que significa que praticamente não há dreno de corrente do circuito externo.

Este circuito pode ser usado como uma excelente etapa de entrada para um sensibilíssimo voltímetro eletrônico.

Na figura 4 temos um filtro rejeitor de alto-Q, onde os valores dos componentes e a fórmula que permite calculá-los estão junto ao diagrama.

 

Figura 4 – Filtro rejeitor
Figura 4 – Filtro rejeitor | Clique na imagem para ampliar |

 

Na figura 5 temos outro amplificador para instrumentação com entrada flutuante que utiliza dois CA3140 com elevadíssima resistência de entrada.

 

   Figura 5 – Amplificador para instrumentação
Figura 5 – Amplificador para instrumentação

 

Finalmente, na figura 6 temos uma aplicação do CA3140 em áudio que é um controle de graves e agudos do tipo Baxandall.

 

   Figura 6 – Controle de tom Baxandall
Figura 6 – Controle de tom Baxandall | Clique na imagem para ampliar |

 

A tensão máxima de alimentação recomendada para este circuito é de 32 V.

O ganho é unitário na faixa central de operação. Para o reforço, tanto de agudos como de graves, temos um ganho de 15 dB e para a atenuação, de 15 dB em 100 Hz.

O nível de tensão do sinal de saída com 32 V de alimentação é de 25 V e o limite superior de operação do controle e de 20 kHz.