A ROHM apresenta em sua linha de produtos os amplificadores operacionais CMOS BD87581YG-C e BD87582FFVM-C para uso em aplicações automotivas com excelentes características de EMI. Neste artigo, baseado no datasheet do componente, destacamos estes amplificadores operacionais.

O datasheet pode ser baixado no link: https://www.mouser.com/datasheet/2/348/bd87581yg_c_e-2065573.pdf . Para compra do componente através da Mouser Electronics acesse o link: https://www.mouser.com/new/rohm-semiconductor/rohm-bd87581ygc-emarmour-cmos-op-amp/ 

Os amplificadores operacionais da ROHM são do tipo Rail0to-Rail tanto na entrada como saída (RRIO) e podem operar na faixa de tensões que vai de 4,0 a 14,0V.

Os invólucros podem ser tanto SSOP5 como MSOP8, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Invólucros
Figura 1 – Invólucros

 

 

As aplicações sugeridas pelo fabricante incluem:

- Controle de motor

- Direção elétrica

- ABS

- Eletrônica automotiva

Na figura 2 temos a pinagem dos dois invólucros com o detalhamento das funções.

 

Figura 2 – Pinagem
Figura 2 – Pinagem

 

 

Observe que temos a versão simples e a versão dupla.

As tabelas com os máximos absolutos e as condições recomendadas de operação estão disponíveis no datasheet de 25 páginas. Também temos o detalhamento das condições térmicas.

Gráficos de desempenho também estão disponíveis, como o mostrado na figura 3, que mostra a taxa de crescimento e queda em função da tensão de alimentação.

 

Figura 3 – Slew rate x alimentação
Figura 3 – Slew rate x alimentação

 

 

Diversos circuitos de aplicação estão disponíveis. Destacamos alguns, de tipos básicos que encontramos com outros amplificadores do gênero.

O primeiro consiste na configuração de seguidor de tensão em que temos ganho unitário, mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Seguidor de tensão
Figura 4 – Seguidor de tensão

 

 

Para um amplificador não inversor temos o circuito da figura 55, com a fórmula que permite calcular os componentes em função do ganho.

 

Figura 5 – Amplificador não inversor
Figura 5 – Amplificador não inversor