Esta série de mini-conversores DC-DC da Murata já possui o indutor integrado podendo fornecer tensões de saída de 2,2 V a 5,5 V a partir de tensões de entrada 0,65 a 6,0 V. Este artigo em que destacamos estes componentes foi elaborado com base no datasheet do fabricante.

O datasheet desta série de conversores DC-DC elevadores de tensão (step-up) da Murata pode ser baixado em: https://www.mouser.com/pdfDocs/MYRBP-B-W.pdf . Para compra através da Mouser Electronics, acesse: https://www.mouser.com/new/murata/murata-myrbp-mini-converters/

A série MYRBP-W/B tem tensões de saída de 2,2 V a 5,5V em passos de 0,1 V operando a uma frequência de 3,0 MHz. A corrente é de 800 mA, sendo 500 mA para saída de 5,0 V e 350 mA para saída de 3,3V com entrada de 1,8 V.

Os dispositivos são dotados de proteção contra curto-circuito sendo indicados para aplicações com equipamentos portáteis, vestíveis, games, periféricos, e dispositivos em geral alimentados por baterias alcalinas, híbridas e Li-Ion.

Os invólucros são os mostrados na figura 1, com um circuito típico de aplicação.

 

Aplicação
Aplicação

 

 

Invólucro
Invólucro

 

Na figura 3 temos o diagrama de blocos da série MYRBP WE/BE mostrando o indutor integrado.

 

Diagrama de blocos
Diagrama de blocos

 

No datasheet pode ser encontrada a tabela com as funções dos pinos, assim como informações sobre máximos absolutos e condições operacionais destes circuitos.

Gráficos detalhando as performances também podem ser obtidos como, por exemplo, o da figura abaixo em que temos a eficiência em função da corrente de saída.

 

Figura 4 – Eficiência em função da corrente de saída
Figura 4 – Eficiência em função da corrente de saída

 

Uma tabela importante é a que detalha o tipo para a tensão de saída desejada que vai de 2,2 V a 5,5 V.

Uma aplicação típica com os valores dos componentes utilizados é mostrada na figura 5.

 

Aplicação
Aplicação

 

 

 

Valores de Cin e Cl na aplicação
Valores de Cin e Cl na aplicação