Destacamos neste artigo o conversor Buck de alta eficiência de 42V x 120 mA da Analog |Devices (Linear). As tensões de entrada vão de 3,2 a 42 V. Veja mais neste artigo baseado no datasheet do componente.

Para acessar o datasheet clique em: https://www.mouser.com/datasheet/2/609/lt8604-2065651.pdf . Para compra do componente pela Mouser Electronics acesse: https://www.mouser.com/new/analog-devices/adi-lt8604-switching-regulators/

O LT8606 da Linear, agora Analog Devices é um conversor sincronizado de alta eficiência tipo buck para tensões até 42 V com uma corrente de 120 mA.

A frequência de operação pode ser ajustada para valores entre 200 kHz e 2,2 MHz. Na figura 1 temos o invólucro e a pinagem.

 

Figura 1 – Invólucro e pinagem
Figura 1 – Invólucro e pinagem

 

Dentre as aplicações sugeridos temos os sensores industriais, IoT industrial, loops de corrente de 4 mA a 20 mA, medidores de fluxo, etc.

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 2 – Circuito de aplicação típico
Figura 2 – Circuito de aplicação típico

 

 

Trata-se de um conversor redutor para saída de 5 V com uma corrente de 120 mA.

No datasheet o leitor poderá encontrar diversas informações adicionais para projetos como, por exemplo, as designações de tipos conforme embalagem além de outras.

Tabelas e gráficos com informações sobre desempenho também podem ser encontrados.

A figura 3 mostra o circuito funciona do componente.

 

Figura 3 – Circuito funcional
Figura 3 – Circuito funcional