Na sua linha de sensores a Honeywell (www.honeywell.com) destaca a série HIH-3610 de sensores de umidade especialmente indicados para aplicações como refrigeração, secagem, metrologia, sistemas alimentados por bateria etc.

Esses componentes também são indicados para usuários de grandes quantidade como OEM (Original Equipment Manufacturers).

A principal característica desse componente é poder interfacear diretamente com microcontroladores, pois ele tem uma saída de tensão linear que pode ser aplicada ao pino ADC.

A corrente drenada também é muito baixa, da ordem de 200 uA o que possibilita sua aplicação em equipamentos alimentados por bateria.

A tecnologia de fabricação ajustada a laser torna o elemento sensor capacitivo preciso, além de ter uma construção robusta que permite sua operação em ambientes rudes.

A saída de tensão varia entre 0,8 V a 3,9 v e a estabilidade é de 1% durante 5 anos. A tensão de alimentação está na faixa de 4 V a 5,6 V com um consumo de 200 uA em 5 V.Os sensores podem ser encomendados com uma tabela de calibração.

Na figura 1 temos a estrutura básica desse sensor.

 

Estrutura básica dor sensor
Estrutura básica dor sensor

 

Conforme mostra a figura 2 a saída desse sensor consiste numa tensão proporcional à umidade relativa. A precisão obtida é de 2% na escala de 0 a 100% de umidade relativa (RH).

 

Saída relativa
Saída relativa

 

Data do documento: não indicada no data sheet

Data do artigo: fevereiro de 2011

 

Contato:

Rua Funchal, 375 - 14º andar

Vila Olímpia

CEP: 04551-060

São Paulo - SP

Rio de Janeiro: 21-3535-9100

São Paulo: 11-5185-8222