A Linear Technology é o fabricante do LTC4358, um controlador com diodo ideal, utilizando um MOSFET interno de 5 A para proporcionar uma substituição simples de baixo custo para diodos Scottky em aplicações de alta corrente. O controlador e um MOSFET interno de canal N com 20 mOhm de Rds(on) realizam a função de um diodo com baixa queda de tensão direta.

Esta configuração fornece um percurso de baixa resistência, comparado ao de um diodo Schottky ideal para aplicações em que se exige alta eficiência, além de preservar espaço precioso na placa de circuito impresso, sem a necessidade de dissipador. O LTC4358 regula a queda de tensão direta através do MOSFET de modo a assegurar uma comutação suave de um trajeto a outro, sem oscilação.

Um circuito pull-down rápido minimiza os transientes inversos de corrente no caso de uma falha da alimentação ou em caso de curto. O LTC4358 é visto como um diodo de 3 terminais para aplicações gerais como proteção para inversão de bateria em aplicações automotivas, ou ainda em fontes ORing em conjunto com aplicações em que se exige alta confiabilidade do sistema.

O LTC4358 é ideal para aplicações onde muitas fontes de alimentação são ligadas em paralelo para redundância, de modo a compartilhar a carga em sistemas redundantes do tipo N+1. O LTC4358 fornece o método convencional de função OR em conjunto com fonte adicional de modo a proteger o sistema no caso de N fontes falharem. Esta técnica ORing proporciona a isolação necessária para a inserção viva e remoção de conversores no barramento de alimentação, além de proporcionar isolamento do barramento em caso de um curto forte. Se a fonte de alimentação falha ou entra em curto, o LTC4358 assegura um desligamento rápido de 500 ns de modo a minimizar os transientes inversos de corrente.

Na figura 1 uma aplicação típica em paralelo desses diodos integrados.

 

Aplicação típica do LTC4358
Aplicação típica do LTC4358

 

Na figura 2 temos a sua curva de dissipação.

 

Curva de dissipação.
Curva de dissipação.

 

O LTC4358 é fornecido em invólucro de 14 pinos DFN com medidas de 4 mm x 3 mm e invólucro TSSOP de 16 terminais.

Sumário das características;

* Substitui diodos Schottly

* Possui MOSFET interno de canal N de 20 mOhms

* Tempo de desligamento de 0,5 us para o caso de falha de corrente.

* Faixa de tensões de operação de 9 V a 26,5 V

* Nenhuma corrente reversa DC

 

Distribuidor Linear Recomendado:

Hitech Eletrônica

Clique aqui para entrar em contato direto com o representante.