A Linear Technology (www.linear.com) destaca na sua linha de produtos o LTC4224, um controlador compacto de baixa tensão Hot Swap para proteger placas e centrais que usam duas linhas de alimentação de 1 V e 6 V. Sistema como os de redes de fibras ópticas, vão se beneficiar do controle simplificado com rampas e acionamento separados das duas fontes.

Nos últimos anos, acordos multifonte como XENPAK, definiram módulos de fibras ópticas que proporcionam taxas de transmissão de 10 Gbits/s, em distâncias até 80 km. Desde então, definições mais versáteis como X2 ou Xpak deram ênfase e menores fatores de forma, para aplicações com limitações de espaço.

O LTC4224 é apropriado para redes ópticas, assim como o controle Hot Swap de baixa tensão e interruptores de circuitos, especialmente nos casos em que o espaço é muito limitado. Um circuito interno OR de diodo assegura que o LTC4224 está apropriadamente alimentado com tensões de uma das duas fontes monitoradas, cada qual podendo ser ligada e desligada de modo independente.

Isso permite que o LTC4224 controle tensões de alimentação tão baixas como 1 V. Um limitador de corrente permite ao usuário configurar o limiar do circuito, protegendo os MOSFETs externos contra curtos, ou corrente excessiva de carga.

O LTC4224 é fornecido em duas versões. O LTC4224-1 trava desligado depois de uma falha enquanto que o LTC4224-2 rearmar de modo automático depois de uma falha.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação deste componente.

 

Circuito com o LTC4224.
Circuito com o LTC4224.

 

Outro circuito de aplicação é dado na figura 2.

 

Outra aplicação para o LTC4224.
Outra aplicação para o LTC4224.

 

Na figura 3 temos uma aplicação para duas placas.

 

Circuito para duas placas.
Circuito para duas placas.

 

Características:

* Permite a inserção e retirada de uma linha de alimentação energizada

* Controla cargas de 1 V a 6 V

* Não exige componentes de Gate

* Limitador de corrente ajustável

* Gate driver para MOSFET de canal N externo

 

Distribuidor Linear Recomendado:

Hitech Eletrônica

Clique aqui para entrar em contato com o distribuidor.