Em seu Application Note AN1134 a STMicroelectronics descreve uma placa de avaliação para um conversor AC/DC de 45 W baseado no controlador de corrente PWM L5991. Mais informações sobre o componente e a placa de avaliação podem ser obtidas no documento original e também na própria STMicroelectronics.

O circuito consiste num conversor fly-back capaz de fornecer uma potência no modo contínuo de condução de 45 w mesmo com tensão baixa da rede de energia. O projeto leva em conta problemas de stress de componentes que podem ocorrer com baixas tensões de alimentação. O ciclo ativo máximo está limitado a 50% de modo a não precisar haver compensação.

A aplicação aproveita os recursos do L5991, um controlador PWM que minimiza o consumo de energia em condições de carga leve e além disso possui partida lenta e baixa corrente quiescente. A função stand-by também está disponível no projeto.

 

A Placa de Avaliação

O destaque desta placa é a função standby que está disponível diretamente no L5991. Quando a carga é tal que a demanda de energia é maior do que 13 W, a freqüência de comutação do conversor é de 70 kHz. Esta freqüência é dada por R12,m R13 e C5. Quando o consumo cai para menos de 8,5 W, o L5991 automaticamente muda a freqüência do oscilador para 18 kHz, desconectando R13 internamente e carregando C5 apenas através de R12. Estes limiares são valores estáticos estando relacionados com variações na carga. Na figura 1 temos o circuito apresentado na placa de avaliação.

 

Circuito completo encontrado na placa de avaliação com o circuito integrado L5991 da ST Microelectronics.
Circuito completo encontrado na placa de avaliação com o circuito integrado L5991 da ST Microelectronics.

 

Os limiares em que ocorre a transição da freqüência podem ser alterados, levando-se em conta o resistor R15 de sensoriamento de corrente.

A placa inclui ainda algumas proteções que são exigidas normalmente nos adaptadores AC/DC como, por exemplo, proteção contra sobretensão (OVP) e proteção contra sobre-corrente (OCP). A função OCP é inerente à funcionalidade do L5991: o controlador possui um monitoramento pulso a pulso para limitação de corrente. O data sheet deste componente detalha esta função, caso o leitor se interesse em saber mais sobre isso.

A proteção contra sobretensão é obtida sensoriando a tensão de alimentação do L5991, gerada por um enrolamento auxiliar através da rede formada por R5 e R6. O valor obtido neste divisor é aplicado ao pino 14 do componente. Esta proteção é importante principalmente quando ocorre uma falha do acoplador óptico.

Com a carga máxima o conversor opera com aproximadamente 48% do ciclo ativo. O ciclo ativo máximo do L5991 está limitado a 55%, para permitir o manuseio de transientes. A placa vem ainda com um circuito de partida obtido pelos resistores R8 e R9. A dissipação total do circuito é de 300 mW com 164 Vca e o tempo que ele demora para "acordar" é de 2,8 s em 88 Vac e 0,8 s em 264 Vac.

A placa de avaliação, EVAL5991-45 é fornecida com um diversos outros recursos importantes para o projetista ter referências para o desenvolvimento de seu projeto. Na figura 2 a placa de circuito impresso desta placa.

 

Detalhes do lado dos componentes e lado cobreado da placa de avaliação da STMicroelectornics.
Detalhes do lado dos componentes e lado cobreado da placa de avaliação da STMicroelectornics.

 

O detalhamento dos componentes usados pode ser obtido numa listagem do documento original da STMicroelectronics.

 

Entre em contato diretamente com o distribuidor deste componente.