Uma aplicação crítica para os sensores fotoelétricos é na detecção de nível ou fluxo de água, já que a água é transparente. No entanto, existem soluções interessantes como os sensores da série EZ-10 da Sunx (www.sunx.com) cujo distribuidor no Brasil é a Metaltex (www.metaltex.com.br). Estes sensores podem atuar até mesmo com a penetração em recipientes opacos detectando a presença de líquido no seu interior. Neste artigo damos uma breve visão de seu princípio de funcionamento.

A idéia básica dos sensores fotoelétricos capazes de detectar água consiste em se empregar uma potência de penetração elevada. Desta forma, o feixe de radiação pode passar até mesmo pela parede de recipientes translúcidos como tanques FPA, embalagens de cosméticos como shampoos, etc. Desta forma, estes sensores, conforme mostra a figura 1 podem detectar a presença de líquidos no interior destes recipientes. Diversos deles podem ser utilizados para detecção de nível.

 

Detectando a passagem de líquido.
Detectando a passagem de líquido.

 

A aplicação é semelhante ao de outros tipos de sensores fotoelétricos comuns. Um emissor e um sensor são colocados de tal forma que a luz do emissor passa através do meio em que o líquido deve ser detectado. As alterações da intensidade da luz recebida na presença do líquido permitem detectar a sua presença. Na figura 2 temos o comportamento do sensor para diversos tipos de materiais.

 

Atenuação conforme o material que contém o liquido a ser detectado.
Atenuação conforme o material que contém o liquido a ser detectado.

 

Observe que no caso de haver uma atenuação muito grande pelo material, torna-se difícil detectar as pequenas variações da condução da luz que um líquido transparente como a água causa. No entanto, com os recursos oferecidos por estes sensores isso é possível, e a confiabilidade é grande.

Uma série de sensores deste tipo é a EZ-10 da Sunx (representada pela Metaltex) que possui configurações com transistores NPN e PNP em coletor aberto. Estes sensores possuem uma faixa de detecção de 5 metros (sem considerar o container ou canalização). Na figura 3 temos uma aplicação típica para detectar o nível de líquido num reservatório.

 

Utilização como sensor de nível para um reservatório.
Utilização como sensor de nível para um reservatório.

 

Uma outra aplicação interessante é na detecção da separação entre óleo e água num reservatório ou canalização, conforme mostra a figura 4.

 

Detectando a separação entre água e óleo.
Detectando a separação entre água e óleo.

 

Finalmente, temos na figura 5 uma aplicação em que um sensor deste tipo é utilizado para detectar a presença de líquidos dentro de recipientes coloridos, como garrafas PET, cosméticos, etc. Este tipo de sensor proporciona uma excelente confiabilidade nesta detecção.

 

Detectando líquidos em recipientes coloridos.
Detectando líquidos em recipientes coloridos.

 

Na figura 6 temos o diagrama interno simplificado em que observamos o transistor NPN de saída em coletor aberto com sua conexão a uma carga externa.

 

Circuito de conexão a uma carga externa na versão com transistor NPN
Circuito de conexão a uma carga externa na versão com transistor NPN

 

Outras características importantes dos sensores da série EZ-10 são:

* Faixa de sensoriamento: 5 m

* Faixa de tensões de alimentação: 12 a 24 V +/- 10%

* Corrente consumida pelo emissor: 25 mA

* Corrente máxima de coletor dos transistores nas duas versões: 100 mA

* Tempo de resposta: 12 ms

* Proteção contra curto-circuito incorporada

* Especificado para ambientes industriais

* Elemento emissor: infravermelho

* Pesos das unidades; 45 g (emissor) 50 g (sensor)

* EMC: EN50081-2, EN50082-2, EN60947-5-2

 

 

Informações:

Metaltex para correspondências:

Produtos Eletrônicos Metaltex Ltda.

Rua José Rafaelli, 221 - CEP: 04763-280 - São Paulo/SP - Brasil

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Automação / Painéis (11) 5683-5705 / 5683-5706 / 5683-5707 / 5683-5710

Componentes / Conectividade (11) 5683-5703 / 5683-5704 / 5683-5708 / 5683-5709