Este artigo foi elaborado com base em documentação da Texas Instruments. Será interessantes consultar o fabricante para se verificar a disponibilidade do componente e também se existem tipos mais recentes que o substituam com vantagens. Veja no final do artigo a data do documento.

 

As configurações de amplificadores digitais ou Classe D classe D possibilitam a obtenção de potências muito altas utilizando circuitos que praticamente não têm dissipação alguma, dado seu elevado rendimento, o que não é possível com configurações tradicionais como as classe A e B. Neste artigo, baseado em documentação da Texas Instruments descrevemos dois amplificadores de alta potência e alto rendimento com o circuito integrado TAS5630.

 

O circuito integrado TAS5630 da Texas Instruments (www.ti.com) possui todos os recursos para a elaboração de um sistema de 3 canais com potência estéreo de 300 W por canal e 600 W BTL (ponte) operando em classe D. Nesta configuração é possível obter potências muito altas com altíssimo rendimento, o que implica em pequena dissipação para o circuito integrado. De fato, mesmo operando com estas potências altas, o circuito integrado não necessita de dissipadores de calor.

Isso se deve ao uso de transistores de potência na saída (MOSFETs) com apenas 60 m? de resistência de condução, o que implica numa queda de tensão extremamente pequena na comutação e com isso uma dissipação mínima.

Segundo a documentação da Texas Instruments o rendimento do circuito é maior do que 88%. Os leitores que desejarem mais informações podem baixar o datasheet do componente no próprio site da Texas e assim ter mais circuitos práticos disponíveis para um projeto comercial.

O circuito TAS5630 pode fornecer 300 W por canal ou ainda na configuração em ponte (BTL) 600 W com uma alimentação de 50 V alimentando carga de 4 ou 8 ?. Na figura 1 temos os blocos básicos de um sistema que utiliza este circuito integrado, para um sistema de 3 canais.

A idéia básica deste projeto é utilizar dois TAS5630. Um circuito integrado TAS5630 é ligado em ponte para uma configuração amplificadora de graves (Bass Booster) alimentando um subwoofer de 600 W e outros dois canais do circuito integrado TAS5630 são usados para dois canais de 300 W comuns (médios e agudos). Isso resultaria num excelente sistema de Home Theater com 1 200 W de potência!

 

Blocos de um sistema típico utilizando o TAS<span class=
Blocos de um sistema típico utilizando o TAS5630.

 

O circuito integrado TAS5630 emprega a tecnologia PurePath (tm) HD que possibilita a obtenção de uma performance típica dos amplificadores classe A/B em termos de distorção, com menos de 0,03 % de THD, mas ao mesmo tempo o rendimento dos amplificadores classe D. Neste tipo de circuito, a distorção aumenta apenas quando a saída se aproxima da saturação.

Os invólucros para o circuito integrado podem ser de dois tipos: QFP de 64 pinos ou PSOP3 de 44 pinos, mostrados na figura 2.

 

Os dois tipos de invólucros do TAS<span class=
Os dois tipos de invólucros do TAS5630.

 

Outras características relevantes do componente são a auto-proteção, níveis baixos de EMI de acordo com as normas vigentes, distorção extremamente baixa menor que 0,03% com 1 W e faixa passante de 80 kHz. A relação sinal ruído é maior do que 100 dB. Na figura 3 temos o diagrama de blocos de uma aplicação típica.

 

Diagrama de blocos típico de um sistema de dois canais (estéreo)
Diagrama de blocos típico de um sistema de dois canais (estéreo)

 

A frequência típica do PWM está em torno de 400 kHz, a resistência de entrada é de 33 k? e o ganho de tensão é de 23 dB. Na figura 4 temos então um primeiro circuito prático para a configuração BTL.

 

Circuito para a configuração BTL
Circuito para a configuração BTL

 

Para detalhes deste circuito, sugerimos consultar a documentação da Texas Instruments. Uma segunda configuração de 4 canais é mostrada na figura 5, fornecendo 145 W por canal.

 

Configuração de 4 canais.
Configuração de 4 canais.

 

Finalmente na figura 6 temos a configuração que serve de exemplo no início deste artigo. Um dos canais fornece uma saída BTL e temos outros dois canais com menor potência e saída estéreo.

 

Sistema de 3 canais (dois estéreo e um BTL).
Sistema de 3 canais (dois estéreo e um BTL).

 

Conclusão

Para sistemas de alto rendimento com potencias elevadas a solução mais atual é a que faz uso de amplificadores classe D. A Texas Instruments, além do circuito integrado abordado neste artigo possui outros, abrangendo uma ampla gama de potências, possibilitando ao projetista fazer uma escolha certa conforme suas necessidades.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

 

Datasheet do TAS5630