Esta informação técnica foi elaborada em 2007 tendo por base a própria documentação da Micrel. Assim, antes de elaborar qualquer projeto utilizando estes componentes sugerimos consultar o fabricante sobre sua disponibilidade em nosso mercado.

Dois controladores buck para aplicações de alta tensão são destacados pela Micrel (www.micrel.com). Estes controladores possuem recursos de controle de freqüência que minimizam a EMI e com isso estão de acordo com os padrões EMC globais.

Os novos componentes visam o mercado de aplicações industriais, comunicações, automotiva e consumo, consistindo em soluções ideais para aplicações de alta tensão com alta eficiência tais como impressoras, jogos, sistemas móveis, LCD, etc.

Os circuitos integrados MC2130/1 operam numa faixa de tensões de entrada de 8 a 40 v e fornecem tensões de saída ajustáveis a partir de 0,7 V. A freqüência de operação é de 150 kHz, e os dispositivos possuem drivers capazes de fornece correntes até 15 A com eficiências que chegam aos 95%.

A precisão da regulagem da tensão de saída é melhor do que 2% na faixa de temperaturas de -40 a +125º C. Os novos circuitos integrados estão disponíveis em invólucros TSSOP e MLF com opção para 400 kHz de operação. Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação para este componente;

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

Datasheet do MIC2130