Publicamos este artigo escrito com base em documentação da Maxim de 2008. Assim, se algum projeto for realizado com o componente utilizado, sugerimos que a Maxim seja consultada sobre sua disponibilidade. O circuito tem por função excitar um transdutor piezoelétrico a partir de alimentação de 3 V.

No Application Note 2914 a Maxim (www.maxim-ic.com) focaliza um circuito aplicativo cuja finalidade é aplicar um sinal de 12 Vpp a um transdutor piezoelétrico a partir de alimentação de 3 V.

Esse circuito é indicado para aplicações portáteis que usam alto-falantes piezoelétricos, consistindo numa bomba de cargas em que dois amplificadores operacionais do MAX4410 são utilizados.

A idéia de se aplicar tensão maior nesses transdutores é que seu rendimento só é bom com tensões acima de 8 Vpp, o que significa que em aplicações com 3 V de alimentação esse recurso se torna necessário.

O MAX4410 consiste num dispositivo que combina um amplificador para fones e uma bomba de cargas inversora que aplica uma tensão negativa de 6 V a partir dos 3 V positivos da alimentação.

Obtém-se assim uma tensão de saída de 6 Vpp que, com a ajuda do indutor pode ser aumentada para aplicar à carga uma tensão de 12 V.

Na configuração BTL adotada, o canal direito do amplificador serve como amplificador mestre. Ele fixa o ganho do dispositivo e alimenta um dos lados do alto-falante piezoelétrico, ao mesmo tempo que fornece o sinal para o canal esquerdo.

O canal esquerdo inverte a polaridade do sinal e alimenta o outro lado do alto-falante. O circuito foi testado com um alto-falante WM-R57A da Panasonic obtendo-se um bom desempenho. A curva da distorção harmônica em função da freqüência é dada na figura 1.

 

Harmônica X Freqüência
Harmônica X Freqüência

 

Na figura 2 temos o circuito completo dessa aplicação.

 

Circuito completo da aplicação.
Circuito completo da aplicação.