Esta informação técnica sobre componente foi preparada em 2009 com base em documentação fornecida pelo próprio fabricante. O circuito integrado em questão consiste num amplificador de isolação. Antes de realizar um projeto que o utilize sugerimos verificar sua disponibilidade em nosso mercado.

ACPL-782T-000E é um circuito integrado produzido pela Avago Technologies (www.avago.com). Este circuito integrado consiste num amplificador de isolação projetado para sensoriamento de corrente e tensão em drives de motores e monitoramento de baterias. Numa implementação típica, a corrente de um motor circula através de um resistor externo e a queda de tensão é sensoriada pelo componente.

Uma tensão de saída diferencial é então gerada do outro lado do dispositivo óptico e esta tensão é proporcional à corrente de motor. Esta corrente pode ser convertida para uma tensão única pelo uso de um amplificador operacional como mostrado na implementação típica (figura 2). Na figura 1 temos o diagrama funcional deste componente.

 

Diagrama funcional do ACPK-782T-000E
Diagrama funcional do ACPK-782T-000E

 

A alta capacidade de rejeição em modo comum possibilita alcançar uma alta precisão e estabilidade fatores necessários ao monitoramento da corrente num motor. Na figura 2 temos uma aplicação típica deste componente.

 

Circuito típico de aplicação para sensoriamento de corrente
Circuito típico de aplicação para sensoriamento de corrente

 

Outra aplicação recomendada é a mostrada na figura 3 em que temos o sensoriamento de tensão.

 

Aplicação no sensoriamento de tensão.
Aplicação no sensoriamento de tensão.

 

Finalmente na figura 4 temos uma aplicação em que o componente é utilizado com um termistor no sensoriamento de temperatura. Seu alto isolamento o torna ideal para aplicações em que este requisito é importante.

 

Aplicação com sensor de temperatura.
Aplicação com sensor de temperatura.

 

Na verdade, o produto pode ser utilizado em aplicações de uso geral no isolamento de sinais analógicos de alta precisão, estabilidade e linearidade sob condições de elevado nível de ruídos. As principais características que destacamos são:

* +/- 2% de tolerância de ganho a 25º C

* Rejeição em modo comum de 15 kV/us

* Tensão de offset de entrada de 0,3 mV

* Faixa passante de 100 kHz

* Não linearidade de 0,004%

* Faixa de temperaturas de operação de -40º C a +125º C

 

Aplicações:

* Sensoriamento de motores

* ECU de baterias automotivas

* Sensoriamento de fase de motor em aplicações automotivas

* Interface de isolamento para sensoriamento de temperatura

* Sensoriamento de uso geral de corrente e tensão