Elaboramos este artigo com base em documentação da Linear de 2008. Sugerimos a todos que forem utilizar os circuitos sugeridos que consultem antes a disponibilidade do componente tomado como referência.

A Linear Technology (www.linear.com), é o fabricante do circuito integrado LT3724 e que consiste num regulador de tensão chaveado de alta tensão que opera no modo de corrente. Este componente aceita tensões de entrada de 4 V a 60 V. Além disso ele pode gerar tensões de saída até 36 V e opera numa freqüência fixa de chaveamento de 200 kHz. Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos a distribuição de energia em indústrias, usos automotivo de 12 V e 42 V, aviônica e telecomunicações. Na figura 1 temos um diagrama típico de aplicação do componente que é fornecido em invólucro TSSOP de 16 pinos.

 

Diagrama típico de aplicação do regulador chaveado LT<span class=
Diagrama típico de aplicação do regulador chaveado LT3724 da Linear.

 

Diversas são as aplicações possíveis para este componente cuja eficiência ultrapassa os 90% com uma carga de 3 A. Na figura 2 temos um circuito step-up com uma saída de 24 V fornecendo potência até 50 W. A entrada deste circuito pode variar entre 8 V e 16 V.

 

Circuito step-up (elevador) utilizando um MOSFET externo, apresentando uma potência de saída até 50 W com 24 V..
Circuito step-up (elevador) utilizando um MOSFET externo, apresentando uma potência de saída até 50 W com 24 V..

 

A eficiência deste circuito é superior a 90% em toda a faixa de tensões de entrada. Na figura 3 temos um circuito excitador para LEDs de alta tensão com controle de brilho.

 

Circuito de aplicação para excitar um LED de alta tensão com controle de brilho.
Circuito de aplicação para excitar um LED de alta tensão com controle de brilho.

 

O circuito apresentado na figura 4 consiste num regulador de 12 V x 25 W que opera com entradas entre 4,5 V a 20 V e é resistente a transientes até 60 V. O circuito emprega um MOSFET de potência como elemento intermediário.

 

Regulador com saída de 12 V x 25 W com entradas entre 4,5 V e 20 V.
Regulador com saída de 12 V x 25 W com entradas entre 4,5 V e 20 V.

 

 

Neste circuito são utilizados capacitores cerâmicos no filtro de saída. A eficiência deste circuito também está na faixa dos 90% para uma boa gama de tensões de entrada.

Finalmente, na figura 5 temos uma aplicação em que o LT3724 opera como um conversor Step-Down (redutor), fornecendo 12 v x 50 W a partir de entradas na faixa de 15 V a 60 V. Este circuito também emprega capacitores cerâmicos no filtro de saída.

 

Conversor step-down com o LT<span class=
Conversor step-down com o LT3724 capaz de fornecer 12 V com uma potência de 50 W.

 

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

Datasheet do LT3724