Este artigo foi elaborado em 2007 com base em documentação da própria Vishay. Sugerimos que antes de usar o componente indicado que seja verificada sua disponibilidade no mercado e se existem versões mais recentes com melhor desepenho.

Lançada pela Vishay Semiconductors (www.vishay.com) apresentamos uma nova família de módulos receptores infravermelho para sistemas de controle remoto. Os novos componentes são todos fornecidos em invólucros com a pinagem mostrada na figura1.

 

Pinage,
Pinagem dos novos receptores infravermelhos (IR) da Vishay

 

Na tabela abaixo temos os tipos com as freqüências correspondentes de portadora.

Conforme a freqüência, um tipo de sensor.
Conforme a freqüência, um tipo de sensor.

 

Os novos componentes operam com tensões de 2,7 v a 5,5 V e possuem recursos que os torna imunes à luz ambiente. O foto-detector e o circuito amplificador estão integrados no mesmo invólucro, conforme podemos ver pelo diagrama de blocos da figura 2.

 

Diagrama de blocos dos receptores infravermelhos
Diagrama de blocos dos receptores infravermelhos

 

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação onde os componentes R1 e C1 são opcionais, servindo apenas para melhorar o desempenho do sistema em condições mais rígidas, filtrando a tensão de alimentação, comum ao microcontrolador ou outro circuito de processamento dos sinais. Para aplicações comuns os valores típicos destes componentes são R1 = 100 ? e C1 = 0,1 µF. A tensão de saída não precisa ter uma carga à terra para menos de 1 V. A carga capacitiva na saída deve ser menor do que 2 nF. Nesta aplicação, os sinais do receptor são aplicados diretamente a um microcontrolador.

 

Circuito típico de aplicação.
Circuito típico de aplicação.

 

O alcance chega a 45 m e a corrente de saída, assim como a corrente de alimentação são de 5 mA. Na dfigura 4 temos um diagrama horizontal de diretividade do dispositivo.

 

Diagrama de diretividade dos receptores IR TSOP<span class=
Diagrama de diretividade dos receptores IR TSOP22xx da Vishay

 

Quando sinais são aplicados na entrada do dispositivo na presença de interferência, por exemplo, lâmpadas fluorescentes sua sensibilidade diminui de modo a assegurar a integridade dos dados.

 

Datasheet do TSOP2230

Datasheet do TSOP2233

Datasheet do TSOP2236

Datasheet do TSOP2237

Datasheet do TSOP2238

Datasheet do TSOP2240

Datasheet do TSOP2256