NOSSAS REDES SOCIAIS -

Realidade Virtual e Aumentada (ART4259)

A ideia da Realidade Virtual, é estender os sentidos das pessoas para a forma visual e, através de sistemas computacionais induzir efeitos que possibilitem a imersão de uma pessoa num ambiente simulado, com a possibilidade adicional de interações. Se o leitor pensa que a ideai é nova, veja neste artigo que ela é mais antiga do que você pode pensar.

A Realidade Aumentada (AR ou RA), por outro lado, estende-se para além dos sentidos visuais, com sentidos adicionais que podem envolver sensores de movimento, acelerômetros, câmeras, etc. Um exemplo disso é o famoso jogo Pokemon, em que se une o mundo real ao imaginário.

 

O personagem do jogo é inserido na imagem captada ela câmera traseira do dispositivo.
O personagem do jogo é inserido na imagem captada ela câmera traseira do dispositivo.

 

 

Hoje, temos uma infinidade de produtos disponíveis, com destaque aos óculos, e essa ideia vem de longe, dos velhos tempos da TV analógica.

Assim, já em 1963, Hugo Gernsback publicava em uma de suas revistas um “óculos com TV” que visava integrar a imagem do televisor diretamente com a pessoa que não se distrairia com imagens do ambiente.

 

 Hugo Gernsback
Hugo Gernsback

 

 

Evidentemente, a tecnologia da época era muito simples. O televisor era analógico com tubos de raios catódicos miniaturizados e certamente a imagem não tinha a definição que hoje possível com os displays de estado sólido.

O detalhe da antena de VHF demonstra como era tudo muito simples. O usuário deveria procurar uma boa posição para receber os sinais sem distorções.

Hoje tudo mudou e está mudando com recursos cada vez mais poderosos que envolvem não apenas o tratamento da imagem, mas também a forma como ela chega ao receptor e os efeitos que podem ser obtidos.

Os displays transparentes que permitem projetar a imagem nas lentes de um óculos que não perde então sua finalidade já são uma realidade e muitos produtos recentes têm mostrado isso.

Assim, nas fotos abaixo temos o Varjo VR-2 de 2019 e o Think Reality da Lenovo de 2019.

 

Varjo VR-2
Varjo VR-2

 

 

Think reality de 2019
Think reality de 2019

 

De Hugo Gernsback aos nossos dias a tecnologia mudou muito, mas aparência ainda não. Ainda está igual, só que diferente. O modo de usar ainda é mesmo. Só perdemos as antenas...

 

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Trem
A melhor maneira de pegar um trem é perder o precedente.
O. K. Cersterton (1874 - 1936) - Citado em entrevista no O Estado de São Paulo - 1983 - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)