Esta informação técnica sobre componente foi elaborada tendo por base documentação da Texas de 2007, revisada em 2010. Sugerimos consultar a Texas Instruments sobre a viabilidade dos componentes em nosso mercado antes de iniciar um projeto. O artigo trata de sintetizadores programáveis de clock.

Os circuitos integrados CDCE949 e CDCEL949 da Texas Instruments (www.ti.com) são sintetizadores de clock PLL programáveis com características de alto desempenho e baixo custo. Estes componentes podem gerar até 9 sinais de clock a partir de uma única freqüência de entrada. Cada saída pode ser programada no próprio sistema para qualquer freqüência de clock até 230 MHz empregando para isso até 4 PLLs independentes configuráveis. Na figura 1 temos o diagrama de blocos destes componentes e a sua pinagem.

 

Diagrama de blocos do CDCE949 e CDCEL949.
Diagrama de blocos do CDCE949 e CDCEL949.

 

O CDCx949 tem pinos de saídas separadas, Vddout, 1,8 V para o CDCEL949 e 2,5 V a 3,3 V para o CDCE949. A entrada aceita um cristal externo ou um sinal de clock LVCMOS.

Se for utilizado um cristal externo, conta-se com um capacitor on-chip que é adequado para a maioria das aplicações. O valor deste componente pode ser programado entre 0 e 20 pF. Além disso temos um VCXO on-chip selecionável de modo a possibilitar a sincronização da freqüência de saída por um sinal externo de controle, ou seja, um sinal PWM. O dispositivo suporta programação de uma EEPROM não volátil para fácil customização em uma aplicação. Ele é pré-ajustado para uma configuração default a qual pode ser modificada conforme a aplicação. Na figura 2 temos o diagrama funcional dos dispositivos desta série.

 

Diagrama funcional dos geradores de clock da Texas Instruments.
Diagrama funcional dos geradores de clock da Texas Instruments.

 

Outros dispositivos da mesma série podem ser utilizados na mesma função, conforme mostra a tabela abaixo.

 


 

Outras características importantes dos CDCE949 e CDCEL949 são:

* Programabilidade de EEPROM no-sistema

* Três entradas de controle configuráveis pelo usuário.

* Gera sinais de alta precisão para aplicações em vídeo, áudio, USB, IEEE1394, RFID, gera sinais de clock de freqüências comuns utilizadas como a plataforma DaVinci, OMAP, DSPs.

* Opera com Bluetooth, WLAN, Ethernet e GPS

* Cristal externo de 8 a 32 MHz

* Cerne PLL de baixo ruído

 

Datasheet do CDCE949

Datasheet do CDCEL949

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente.