Esta informação técnica foi preparada com base em documentação de 2007 da própria ST Microielectronics. Os blocos de controle indicados possibilitam a elaboração de projetos de suspensão ativa utilizando componentes da empresa. Sugerimos consultar a própria ST para mais informações e sobre a disponibilidade dos componentes.

O setor de eletrônica que trata da suspensão ativa sem dúvida é um dos pontos altos da eletrônica embarcada. A ST Microelectronics (www.stmicro.com) possui uma ampla linha de produtos para esse tipo de aplicação, conforme mostra a figura 1.

 

 

Dentre os produtos que se destacam para esse tipo de aplicação temos os microcontroladores, drivers de válvulas para controle preciso, reguladores de tensão e muito mais.

No caso dos microprocessadores destacamos o ST10F273 de 16 bits com 512 kbytes de memória flash e 36 kbyte de memória RAM.

Esse microcontrolador pode ser obtido tanto em invólucro PQFP144 como LQFP144 com operação em 64 ou 40 MHz. Na figura 2 temos o diagrama lógico desse componente.

 

 

Esse microprocessador também possui funções de DSP como:

* Ciclo de instruções de 31,25 ns com 64 MHz de clock da CPU

* Unidade de multiplicação e acumulação (MAC) de 16 x 16 bits, e um acumulador de 40 bits.

* Manipulações booleanas de bit melhoradas

 

Além disso, ele possui um controlador periférico de eventos de 8 canais, e 16 interrupções com níveis de prioridade, com taxa de amostragem inferior a 15,6 ns.

Os timers são 2, multifuncionais de uso geral. Duas unidades de captura e comparação estão disponíveis assim como quatro canais PWM e 4 canais XPWM. O conversor A/D é de 24 canais de 10bits com um tempo de conversão inferior a 3 us.

A alimentação é feita com fonte simples de 5 V, e recursos de proteção são disponíveis.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente