A documentação em que se baseia a informação sobre este componente da ST Microelectronics é de 2005. Assim, antes de utilizá-lo num novo projeto, sugerimos consultar o fabricante sobre sua disponibilidade ou ainda se existe equivalente mais moderno que melhor desempenho.

Para os que estão desenvolvendo produtos ou projetos que necessitem de um amplificador para fones de ouvido com controle de volume digital via I2C o TS4975 da STMicroelectronics (www.st.com) consiste numa boa opção.

Operando com tensões de alimentação de 2,5 V a 5,5 V esse amplificador fornece uma potência de saída de 40 mW com alimentação de 3,3 V, 1% de distorção em 1 kHz em carga de 16 ?.

A potência máxima e de 102 mW por canal em 16 ? com uma alimentação de 5 V. O controle digital permite a utilização do dispositivo em configurações com um mínimo de componentes externos.

No modo standby, o consumo desse amplificador é de apenas 0,6 uA e o controle de volume digital tem uma faixa atuante de 18 dB a -34 db, com 14 passos de ajuste.

O circuito integrado da ST é indicado para aplicações como telefones móveis (celulares e sem fio), PDAs, computadores laptop e notebooks além de dispositivos portáteis de áudio.

O circuito integrado TS4975 é fornecido em invólucro Flip-Chip com a pinagem mostrada na figura 1.

 

 O TS497SEIJ é fornecido em invólucro FLIP-Chip de 12 terminais.
O TS497SEIJ é fornecido em invólucro FLIP-Chip de 12 terminais.

 

Na figura 2 mostramos a configuração básica com terminação simples (SE) para a qual existe uma placa de avaliação fornecida pela STMicroelectronics.

 

 Configuração básica da placa de avaliação fornecida pela STMicroelectronics.
Configuração básica da placa de avaliação fornecida pela STMicroelectronics.

 

 

Documentação sobre essa placa de avaliação pode ser obtida no Application Note AN2151 da STMicroelectronics. Esse documento de 10 páginas fornece informações precisas para projetos usando a placa de avaliação.

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação completo.

 

 Circuito típico de aplicação.
Circuito típico de aplicação.

 

Obs. Importante - este componente é de 2005 estando já em desuso por existir componente equivalente da ST mais moderno. Consulte a ST em caso de precisar realizar projeto.

 

Datasheet do TS4975

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

 

Palavras chave:

* Amplificador Classe D para fone

* Amplificador com volume digital

* Amplificador estéreo para fone

* Amplificador com controle digital

 


 

??