Escrevemos esta informação técnica em 2010 com base em documentação da própria Avago. Será interessante verificar junto ao distribuidor desta empresa a disponibilidade do componente antes de partir para um projeto que o utilize.

Um destaque da Avago Techonologies (www.avago.com) e o acoplador óptico de alta velocidade especialmente projetado para aplicações digitais como isolamento inteligente em motores elétricos industriais, isolador de comporta de IGBTs e MOSFETs, drives de motores sem escovas e inversores de potência.

O novo componente, cujo circuito equivalente é mostrado na figura 1, é resistente à altas temperaturas com uma faixa que vai dos -40º C a =125º C.

 

Invólucro e pinagem
Invólucro e pinagem

 

O acoplador é fornecido em invólucro MO-155 que não exige furos na placa de circuito impresso e, além disso, ocupa muito menos espaço que os componentes equivalentes convencionais em invólucro DIL.

O dispositivo utiliza uma camada isolante entre o diodo emissor de luz e o sensor de modo a aumentar o isolamento elétrico entre a entrada e saída.

O dispositivo tem ainda uma imunidade a transientes em modo comum de 30 kV/us em Vcm de 1500 V, em toda a faixa de temperaturas de operação.