A Linear Technology Corporation apresentrou em março de 2012 o LTC2955, um controlador dliga-desliga por push-button de ultra baixo consumo para sistemas de 1,5 a 36 V com uma interface por push-button. Diferentemente de um controlador típico que inicia a ativação de energia do sistema com o toque num push-button, o LTC2955 automaticamente liga o sistema quando energia é aplicada de um sistema primário para um secundário, como um adaptador de tomada ou bateria de carro.

Quando alimentado, o LTC2955 pode desligar um sistema via push-button e opcionalmente pode usar uma lógica de interrupção para levar um sistema ao estado de power-down ou levar o sistema ao power-down quando a alimentação for removida. Não é necessário nenhum código para configurar o dispositivo.

O LTC2955 pode operar com tensões de 1,5 V a 36 V desde sistema com célula única, diversas células ou aplicações de alta tensão incluindo desktops, notebooks, eletrônica de consumo, instrumentos portáteis e eletrônica embarcada.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação e na figura 2 as formas dos sinais. Mais informações podem ser obtidas em www.linear.com/pushbutton.

 

 

Figura 1 - Circuito típico de aplicação
Figura 1 - Circuito típico de aplicação

 

Figura 2- Forma dos sinais de controle
Figura 2- Forma dos sinais de controle