Na linha de produtos Burr-brown da Texas Instruments (www.ti.com) destacamos o TMP141 que consiste num sensor de temperatura com barramento de um único fio.

Esse componente consiste num sensor digital que utiliza a interface SensorPath, sendo capaz de pedir temperaturas com uma precisão de 2º C na faixa de -25º C a +85º c e 3º C de precisão na faixa de -40º C a +125º C.

O componente apresenta ainda uma baixa corrente de consumo e pode ser alimentado com tensões de 2,7 V a 5,5 V, o que o torna aplicável numa ampla gama de produtos.

O TMP141 está disponível em invólucros SOT123-6 e MSOP-8, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Com esse componente pode-se monitorar ou medir temperatura com facilidade. Até 4 desses sensores podem ser ligados ao mesmo barramento num sistema sensor mais complexo.

O próprio componente lê a temperatura não sendo portanto necessários dispositivos externos. Na figura 2 temos o diagrama de blocos desse componente.

 

Figura 2
Figura 2

 

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante destacamos o monitoramento de placas-mãe, placas de vídeo, estações base e roteadores. Na figura 3 temos um diagrama de aplicação típica do TMP141.

Os pinos de endereço (ADD) são ligados no nível alto ou baixo de modo a formar um de quatro endereços possíveis para identificar o componente no barramento.

Na tabela temos o formato dos dados transmitidos para indicar as temperaturas lidas.

 

 

 

Figura 4
Figura 4