O circuito integrado LMH1981 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num separador de sincronismo multi-formato indicado para aplicações em TV profissional, equipamento de vídeo, sistemas HDTV/DTV, displays de vídeo e muitas outras aplicações.

Esse componente é fornecido em invólucro TSSOP de 14 pinos com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Sua entrada aceita sinais de vídeo analógicos SD/ED/HD tanto com sincronismo em dois como em três níveis e na sua saída podemos obter todos os sinais de tempo críticos em lógica CMOS.

Dentre esses sinais destacamos o sinal composto, sincronismo horizontal e vertical, burst/back, campos pares e ímpares e formato de vídeo.

O LMH1981 detecta automaticamente o formato de vídeo de entrada, eliminando-se assim a necessidade de programação.Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação desse componente.

 

Figura 2
Figura 2

 

Os sinais separados podem ser NTSC, PAL, SECAM. 480I/P, 576I/P, 729P e 1080I/PsF de vídeo composto (CVSB), S-Vídeo (Y/C), e interfaces decomponentes de vídeo (YPbPr/GBR).

A alimentação pode ser feita com tensões entre 3,3 V e 5 V.

Uma placa de avaliação com um circuito completo conforme mostra a figura 3, está disponível para os desenvolvedores de produtos que empreguem esse componente.

 

Figura 3
Figura 3