A Intersil (www.intersil.com) lançou recentemente o controlador com melhor resposta a transiente em aplicações como notebook, usando a tecnologia proprietária R3.

O novo componente, ISL6228 consiste num controlador de duas saídas, numa ampla faixa de freqüências e tensões (3,3 V a 25 V de entrada, e com saídas de 0,6 a 5 V), para maior flexibilidade.

O novo componente é fornecido em invólucro TQFN de 26 pinos, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A tecnologia R3 (Robust Ripple Regulator) fornece uma resposta dinâmica superior a transientes de entrada e de carga. Os drivers MOSFETs são integrados assim como os diodos de bootstrap, resultando assim em menos componentes e numa menor área de implementação.

A freqüência de comutação pode ser ajustada entre 200 kHz e 600 kHz conforme as exigências de transientes de carga. Na figura 2 temos o diagrama de blocos das funções desse componente.

 

Figura 2
Figura 2

 

A tecnologia R3 da Intersil combina o que há de melhor em termos de PWMs de freqüência fixa e histerético ao mesmo tempo que elimina diversos de seus problemas. A tecnologia utiliza um modulador inédito que sintetiza uma tensão AC de ripple análogo ao da corrente de um indutor de saída. Com isso o sinal AC entra num comparador de janela onde o limiar interior é a saída de erro amplificada e o limite superior é a tensão de referência, resultando assim na geração do sinal PWM.

As duas frontes do sinal PWM podem ser moduladas em resposta aos transientes de entrada e de carga, de maneira muito mais rápida dos nos controladores PWM de freqüência fixa. Diferentemente dos conversores convencionais, cada canal do ISL6228 tem um amplificador de erro que fornece 1% de regulagem de tensão no pino FB.

Na figura 3 temos uma aplicação típica para esse componente.

 

Figura 3
Figura 3

 

Destaques:

* Precisão de regulagem de 1% na faixa de -10º C a 100º C.

* Entrada individual para cada canal de potência

* Faixa ampla de tensões de entrada: 3,3 V a 25 V

* Faixa de tensões de saída de 0,6 a 5 V

* Freqüência PWM programável de 200 kHz a 600 kHz

* Possui MOSFETs drivers integrados

* Monitor power good

* Proteções contra falhas: subtensão, crowbar para sobretensão, sobrecorrente no indutor, sobretemperatura e identificação de falha

* Livre de chumbo