A ST Microelectronics (www.st.com) lançou um kit completo para desenvolvimento de controle de motores basados no microcontrolador flash STM32, apresentado no meio de 2007.

Esse kit fornece o hardware e software necessários á avaliação de uma solução de 32 bits e para realizar sua própria aplicação sem sensor para controle de motores.

O STM32 usa o cerne poderoso ARM Cortex M3, desenvolvido especialmente para atender as exigências de projetos sensíveis ao custo de aplicações domésticas, industriais que precisam de uma MCU de alta performance co eficiência excepcional de energia.

O KIT mostra que o STM32 fornece potência suficiente de seu cerne para controlar periféricos com motor, minimizando o custo do sistema. Um algoritmo de controle vetorial completo para motores PMSM sem sensores sem escovas e trifásico é executado em menos de 25 microssegundos usando menos de 30% dos recursos da CPU.

A plataforma pode ser usada tanto com motores PMSM como AC, operando até 48 V. Diagramas são fornecidos para minimizar o tempo de projeto do hardware.

Dentre as aplicações que podem beneficiar-se as características desse kit estão máquinas de lavar, refrigeradores e sistemas de ar condicionado. No setor industrial temos veículos elétricos, drives diversos, automação de escritórios, atuadores HVAC e ventiladores, além de máquinas de venda e registradoras.

O STM32 têm excelentes níveis de desempenho com uma freqüência de clock de 72 MHz. A placa de desenvolvimento pode ser obtida sob o código STm3210B-MCKIT ao preço de US$ 1120.