A Vishay Intertechnology (www.vishay.com) lançou (em 2008) o TSFF5510, um emissor infravermelho de alta potência e alta velocidade para a faixa de 870 nm. O principal destaque deste componente é entretanto seu amplo ângulo de visão de +/- 38º.

 


 

 

O dispositivo oferece ainda a mais baixa tensão direta disponível no mercado, de apenas 1,45 V com 100 mA e 2,15 V com 1 A para operação uniforme. Essas características dotam este componente de uma performance muito melhor do que os tipos comuns de 5 mm.

Essas características de amplo ângulo de visão e alta velocidade de resposta tornam este dispositivo ideal para aplicações na transmissão de dados de áudio e vídeo ao ar livre, empregando altas freqüências de modulação.

Uma aplicação é em teatros e museus onde ele pode ser empregado para habilitar sistemas de acordo com o Americans With Desabilities Act (para deficientes) fornecendo transmissores infravermelhos de áudio.

Os tempos de comutação do dispositivo são da ordem de 15 ns, o que permite freqüências de modulação de até 23 MHz e taxas de transmissão que chegam aos 16 Mbit/s.

Outro ponto a destacar é que para operação com pulsos de alta corrente, ele oferece um pico de potência de 55 mW em 870 nm, com uma corrente de 100 mA e intensidade radiante de 32 mW/sr em 100 mA.

Na figura 1 temos a curva de emissão deste componente.

 

Figura 1 - Curva de emissão do TSFF5510
Figura 1 - Curva de emissão do TSFF5510

 

O dispositivo vem em invólucro com terminais com uma lente e tudo isso com um raio de 2,35 mm.

Datasheet do TSFF5510