A Altera (www.altera.com) oferece na sua linha de FPGAs e CPLDs soluções para eletrõnica embarcada como o controlador ADI para SDRAM via porta paralela.(2007)

O dispositivo conecta SDRAMs a uma porta paralela de um ADSP-216x Sharc da Analog Devices sendo implementado com CPLDs ou FPGAs da Altera.

A Altera fornece uma solução completa na forma de reference design com código fonte na forma verilog HDL. O reference design inclui uma bancada de teste para se testar o código fonte. Com ele é possível verificar como os dispositivos da Altera podem proporcionar soluções de baixo custo para o interfaceamento de memórias SDRAM com DSPs da família Sharc, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

O controlador SDRAM suporta o modo de 8 bits do ADSP-216x no qual os 16 bits mais significativos (MSB) do endereço são disponíveis no AD(15:0) durante os ciclos de habilitação no modo latch (ALE).

Os oito bits menos significaticos (LSB) do endereço estão disponíveis no AD(15:8) durante os ciclos de leitura e gravação. Um único byte de dados estã disponível em AD(7:0) durante os ciclos de leitura e gravação.

Os leitores podem obter documentação completa sobre essa ferramenta de desenvolvimento no site da Altera.