O circuito integrado LP5525 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num LED Driver para Flashes de Câmeras com 4 LEDs e programabilidade I2C além de Teste de conectividade e sincronização de áudio.(2006)

O novo componente tem o diagrama de blocos mostrado na figura 1.

 


 

 

O dispositivo consiste numa unidade de gerenciamento de luz para dispositivos portáteis como câmeras fotograficas digitais, câmeras em celulares, etc.

Internamente, o componente conta com um conversor elevador de tensão DC/DC com uma alta capacidade de corrente de saída para o LED, além de alimentar os LEDs da parte posterior do painel de controle (teclado).

Além disso o dispositivo tem capacidade de fornecer potência para alimentar um amplificador de áudio externo simultaneamente.

O chip possui quatro drivers de LEDs programáveis de 8 bits de corrente constante e um LED de flash com recursos de sincronização com áudio que permite sincronizar o seu disparo com uma entrada de áudio.

O L{5527 possui um driver de flash com capacidade de fornecer 400 mA de corrente com um recurso de parada de segurança e um modo lanterna de 50 mA.

Uma entrada externa de habilitação é fornecida para sincronizar a ação do flash com o disparo de câmera. Um software externo independente de teste proporciona um modo de se encontrar circuitos interrompidos ou ainda curtos na alimentação dos LEDs.

O invólucro é do tipo micro SMD, medindo apenas 2,,466 x 2,974 x 0, 60 mm. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação desse novo componente.

 


 

 

 

Principais Destaques:

* Alta corrente de saída (até 1 A)

* Tensão de saída aumentada programada

* Driver de corrente constante para o LED flash de 400 mA com circuito de segurança

* Pino de sincronização do flash

* Duas entradas de áudio com controle de ganho

* Recursos de sincronização com áudio

* Interface de controle compatível com PC

Datasheet do LP5527