Os monitores de vídeo usados em computadores (PCs) utilizam componentes que em alguns casos não são os mesmos de televisores comuns, ainda que em certas etapas os princípios de funcionamento sejam os mesmos. O técnico que trabalha com estes equipamentos deve possuir uma boa literatura contendo informações sobre estes componentes para efetuar testes e medidas com facilidade em monitores que devam ser diagnosticados.(1999)

Focalizamos neste artigo alguns circuitos integrados da National Semiconductor que podem ser encontrados em monitores de vídeo de diversas gerações. Os técnicos devem guardar bem estas informações para saber que tipos de sinais ou tensões encontrar nestes componentes no caso de uma eventual diagnose de problemas de funcionamento.

 

DM54LS491A/DM74LS491A - Contador de 10 Bits

Datasheet do DM54LS491A

Datasheet do DM74LS491A

 

Este circuito integrado que faz a contagem crescente e decrescente é utilizado normalmente nos circuitos de tempo de varredura horizontal e/ou vertical para tubos de raios catódicos (TRC) de monitores de vídeo.

Na figura 1 temos a pinagem e diagrama interno deste componente.

 

 Pinagem dos DM54/74
Pinagem dos DM54/74

 

O circuito pode fixar e carregar os 2 LSBs e 2 MSBs além dos 6 bits intermediários no nível alto ou baixo como um grupo. Todas as operações são sincronizadas com o clock.

As saídas são habilitadas quando o sinal OE vai ao nível baixo, e de outra forma as saídas permanecem em um estado de alta impedância. A corrente IOL das saídas é de 24 mA, compatível com as exigências de excitação das linhas de endereço de RAM/PROM usadas em sistemas gráficos de vídeo.

 

LH242 Amplificador Excitador de Vídeo Para TRC

Este componente, apresentado em invólucro NS de potência consiste num amplificador de sinal de banda larga com diagrama interno e pinagens exemplificadas na figura 2.

 

Pinagem e diagrama interno do LH2422
Pinagem e diagrama interno do LH2422

 

 

Datasheet do LH2422

 

O dispositivo opera segundo o princípio da transimpedância, onde uma corrente de +/- 6,5 mA na entrada resulta numa excursão da tensão de saída de +/- 20 V.

A aplicação básica deste componente é como excitador de cinescópios monocromáticos ou coloridos usados em monitores de vídeo.

Com este componente é possível obter pixels de 10 ns de largura, o que o torna atrativo para projetos de alta resolução (1024 x 1024 pixels).

A faixa passante deste componente é de 120 MHz com excursões de saída de 40 V, e os tempos de subida e descida são de apenas 3,3 ns.

O circuito pode excitar cargas capacitivas de 8,5 pF e é compatível em pinagem com o CR2424.

 

LH2424 - Amplificador Excitador de Vídeo para TRC

Este componente tem basicamente as características dos anteriores, com uma frequência um pouco mais elevada de operação.

Na figura 3 temos seu circuito equivalente e pinagem.

 

Circuito equivalente a pinagem do LH4002
Circuito equivalente a pinagem do LH4002

 

As características principais que o diferencial do LH2422 possui são:

* Faixa passante para excursão de 40 V de 175 MHz

* Tempo de subida e descida de apenas 2 ns

* Taxa de crescimento de 15000 V/µs

 

LH4002 - Buffer de Vídeo de Banda-larga

Este componente é usado como seguidor de tensão de alta velocidade impulsionando sinais de vídeo na faixa de DC até 200 MHz.

Na figura 4 temos diagrama equivalente deste componente e o invólucro DIL.

 

Circuito equivalente do LH2424
Circuito equivalente do LH2424

 

O mesmo componente pode ser encontrado também em invólucro metálico com sufixo H ou CH.

Dentre as aplicações deste componente temos a distribuição de sinais de vídeo.