Este conversor Analógico/Digital da National Semiconductor, de alta velocidade é compatível com microprocessadores e possui características que o tornam ideal para aplicações que envolvam a aquisição de dados de alta velocidade. Neste artigo focalizamos os principais aspectos deste componente(1998)

 

O ADC1061 da National Semiconductor é um conversor analógico/digital (A/D) de 10 bit de alta velocidade e que possui a função Track/Hold. O componente é apresentado em invólucro DIL de 20 pinos e usa a técnica de conversão "half-flash" de modo a assegurar alta velocidade de operação com baixa potência de dissipação (235 mW apenas). Na figura 1 temos a identificação dos terminais deste componente.

 

Pinagem do ADC1061
Pinagem do ADC1061

 

O ADC1061 realiza a conversão de 10 bit em duas camadas de resolução, na forma de "flashes" para obter maior velocidade.

A entrada analógica do ADC1061 é manuseada e lida por um circuito interno de amostragem que pode operar em frequências que vão desde DC até 200 kHz. Isso significa que o circuito não necessita de um circuito de amostragem e retenção (sample and hold) externo.

Para maior facilidade de interfaceamento com microprocessadores o conversor A/D ADC1061 foi projetado para ser visto como uma locação de memória ou porta I/O sem a necessidade de lógica de interfaceamento externo.

Na figura 2 temos o diagrama de blocos deste circuito integrado.

 

Diagrama interno do ADC1061
Diagrama interno do ADC1061

 

 

Observe que no pino 20 temos a saída do bit menos significativo (LSB) e no pino 11 a saída do bit mais significativo (MSB) do sinal convertido.

Suas principais características são:

* Tempo máximo de conversão para 10 bits de 1,8 us.

* Baixa potência de dissipação: 235 mW (máximo)

* Track-and-hold built-in

* Não precisa de clock externo

* Alimentação simples de 5 V.

 

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos as seguintes:

* Digitalizadores de forma de onda

* Drivers de disco

* Processador de sinais

* telecomunicações móveis

 

Os máximos absolutos são os seguintes:

* Tensão de alimentação: -0,3 a +6 V

* Corrente em qualquer pino: 5 mA

* Potência de dissipação: 875 mW

 

Condições recomendadas de operação:

* Tensão de alimentação: 4,5 a 5,5 V

 

Na figura 3 temos um circuito de aplicação para este conversor A/D.

 

Circuito de aplicação
Circuito de aplicação

 

 

Neste circuito observamos a utilização de diversos capacitores "bypass" que devem ser montados os mais próximos possíveis dos pinos do circuito integrado.

 

Datasheet do ADC1061