A Texas Instruments (www.ti.com) lançou em 2007 monitores para sensores decorrente dirigidos a aplicações de sensoriamento que precisem de filtragem adicional de corrente.

Os novos componentes possuem saída de tensão e uma ampla faixa de entradas em modo comum de -16 v a +80 V, recebendo as denominações INA270 e INA271.

Além dessas características, os novos componentes possuem uma arquitetura de duas etapas que torna mais fácil os projetos que exigem filtragem adicional do sinal de corrente.

Os dispositivos são especialmente apropriados para as aplicações em que se realiza a medida da corrente como, por exemplo, uso automotivo, controle de motores, gerenciamento de energia e carga de bateria.

Além de resolver o problema de se medir pequenas quedas de corrente em shunts, com altas tensões em modo comum, redes de filtragem podem ser acrescentadas entre os dois estágios dos INA270 e 271 de modo a preservar a tensão buferizada de saída. Como resultado disso, não se necessita de amplificadores adicionais para excitar ADCs ou cargas de baixa impedância.

A alimentação dos dispositivos pode ser feita com tensões de +2,7 V a 18 v e a precisão é de 3% com uma ampla banda passante (130 kHz), baixa corrente quiescente (900 uA) e uma faixa de temperaturas de operação entre -40º c e +125º C.

As aplicações indicadas para esses dispositivos incluem telecomunicações, notebooks, equipamentos de teste e medida.

Na figura 1 temos um circuito de aplicação para este componente.

 

 

Figura 1 - Circuito de aplicação do INA270.
Figura 1 - Circuito de aplicação do INA270.

 

 

Datasheet do INA270

Datasheet do INA271