Controladores com USB embutida permitem um upgrade muito mais fácil de aplicações de controles industriais, obtendo-se muito maior performance. (2007)

Partindo do fato de que a utilização da USB se expande de uma forma muito rápida, a Freescale (www.freescale.com) está expandindo a linha de produtos USB ColdFire de 32 bits de modo a oferecer uma conectividade flexível para uma ampla gama de aplicações industriais.

 


 

 

Essa expansão inclui a família de microcontroladores MCF5221x e a o MCF5253 com uma USB OTG de alta velocidade.

Possuindo uma arquitetura otimizada para operação com baixa tensão de alimentação, os dispositivos ColdFire são projetados para se obter baixo consumo sem comprometer o desempenho.

Os dispositivos ColdFire são indicados para aplicações que envolvam conectividade industrial, automação industrial, sistemas HVAC, sistemas de segurança e contra incêndios, monitoramento de saúde, etc.

 


 

 

Os mesmos dispositivos também podem ser usados em aplicações de consumo que tenham as facilidades da conexão pela USB como cmeras digitais, PDAs, interfaces PCs, etc.

O USB OTG dá aos desenvolvedores a opção de se usar o módulo USB on-chip aomo um dispositivo USB ou ainda como um hospedeiro USB. O USB OTG também permite que diversos dispositivos USB se comuniquem sem a necessidade de uma interface hospedeira.

Essa possibilidade torna esses dispositivos ideais para aplicações em que seja necessária a comunicação de dispositivo para dispositivo. Como os controladores ColdFire USB também integram os transceptores o custo da aplicação fica sensivelmente reduzido e além disso ela pode ocupar menor espaço na placa.

As principais características dessas famílias são:

MCF5221x - oferecendo uma migração fácil para outros dispositivos da família ColdFire, implementando OGT USB 2,0

* Cerne V2 ColdFire com 76 Dhrystone 2.1 MIPS em 80 MHz

* Até 128 k bytes de memória flash

* SRAM de 16 kbytes

* Timer de interrupções periódico de dois canais

* Até 56 I/Os de uso geral

* Quatro timer de 32 bits com DMA

* Clock em tempo real de 32 kHz

* ADC de 12 bits

* Velocidade disponíveis de 66 MHz e 80 MHz

 

Para o MCF5253 temos:

Esse microcontrolador consiste numa solução de custo atraente para aplicações de controle, contendo uma USB OTG de alta velocidade, que possibilita um acesso em ciclo único para dados críticos ou funções de controle. O MCF5253 também inclui um módulo multplicador/acumulador (eMAC) que elimina a necessidade de um chip de DSP externo para manusear o processamento de sinal ou tarefas de filtragem. Destaques adicionais:

* 8 kbytes de cache

* Controlador SDRAM

* Dois módulos CAB 2.0b

* Interface I2S

* Três UARTs com controle de fluxo

* Interface dedicada ATA para disco rígido

* Módulo de clock em tempo real

* Controlador DMA de quatro canais com 4 canais DMA

* Conversor AD de 12 bits x 6 canais

* Ferramentas de suporte e desenvolvimento

Projeto com excelente aproveitamento de energia: cerne de 1,2 V, I/O 3,3 V com 40 mA de consumo em 140 MHz.