O circuito integrado MICRF005 da Micrel funciona em conjunto com o transmissor MICRF103 formando um sistema de curto alcance para aplicações tais como teclados sem fio, controladores de jogos sem fio, sistemas de segurança, modems de média velocidade e controles remotos de sistemas de ar condicionado, ventiladores e iluminação. Conheça neste artigo as características desse novo componente da Micrel.

O MICRF005 é um receptor QuickRadio de UHF num único chip para aplicações OOK (on-off keyed) com aplicações em teclados, links de dados e controles remotos sem fio operando na faixa de UHF de 800 MHz a 1 GHz.

Trata-se de um dispositivo em que se entra diretamente com o sinal a partir de uma antena e os dados transmitidos são obtidos na saída sem a necessidade de circuitos de sintonia ou ajustes.

Essa eliminação da necessidade de sintonia reduz custos e mão de obra na fabricação de dispositivos sem fio, com um elevado grau de confiabilidade.

O MICRF005 possui dois recursos importantes que merecem destaque. Um deles é um modo de transmissão standby e o outro um modo de operação shutdown. Estes recursos tornam o dispositivo ideal para aplicações alimentadas por bateria onde o consumo de energia é importante e para aplicações em que a transmissão de dados seja bilateral como, por exemplo, em links sem fio.

Freqüência intermediária e circuitos demoduladores estão contidos no próprio chip sem a necessidade de se usar filtros externos. A faixa do filtro é fixada em 300 kHz possibilitando, com isso, uma velocidade de transmissão de dados de até 115 kbps.

Na figura 1 temos o invólucro e pinagem do MICRF005.

 


 

 

 

Destaques:

* Faixa de operação de 800 MHz a 1 GHz

* Velocidade de transmissão de dados ate 115 bps

* Não usa filtros ou indutores externos

* Corrente de operação de 10 mA em 868 MHz

* Irradiação de antena muito baixa

* Interfaceia lógica CMOS de integrados padrão

* Poucos componentes externos necessários

 

Na figura 2 temos um circuito de aplicação para recepção de sinais OOK em 915 MHz.

 


 

 

 

Na figura 3 temos o diagrama de blocos deste receptor.

 


 

 

 

Conforme podemos observar o circuito têm três seções distintas: conversor de UHF eu abaixa a freqüência, demodulador OOK e circuito de referência e controle.

Na figura podemos ainda observar a existência de dois capacitores externos (Cth e Cagc) e um componente de temporização (CR) normalmente um cristal.

Com exceção do desacoplamento da fonte, esses são os únicos componentes externos necessários à implementação de um circuito funcional de um receptor de UHF.

As entradas T/R e SHUT são entradas lógicas de controle. Através dessas entradas o usuário pode controlar a operação do circuito. Essas entradas são compatíveis com lógica CMOS e possuem resistores pull-up internos ao próprio chip.

Mais informações, incluindo uma descrição detalhada de todos os blocos funcionas desse CI, curvas características e fórmulas para projetos podem ser obtidas no Datasheet disponível no site da Micrel em www.micrel.com.

 

Datasheet do MICRF005