O acionamento de cargas de alta potência, ligadas diretamente à rede de energia, pode ser feito com a ajuda de um Triac e de uma chave Hall digital, da linha da Allegro Microsystems, conforme mostra a figura 1. 

 


 

 

A chave indicada é qualquer da série Hall (www.allegromicro.com).

O circuito sugerido pode operar tanto na rede de 110 V como 220 V dependendo apenas do Triac. No caso foi utilizado um triac com uma corrente de disparo de 80 mA, a qual é fornecida pelo transistor 2N5811.

Para outros tipos de Triac pode se exigida uma corrente menor de disparo, o que possibilita a alteração de valores de alguns componentes.

Neste circuito quando a chave Hall é ligada, uma corrente de 9 mA circula pela base do transistor, fazendo com que ele sature e com isso, a corrente de 80 mA circula entre coletor e emissor, disparando o triac.

Observe que a alimentação tem o pólo negativo comum ao setor de alta e de baixa tensão.

Para o acionamento de cargas de baixa tensão com correntes até 4 A, pode ser usado o circuito da figura 2.

 


 

 

Neste circuito temos um transistor 2N3055 controlando a carga final, o qual deve ser montado num dissipador de calor.

Pata cargas menores podem ser usados transistores como o TIP31 ou BD135, que também devem ser montados em radiadores de calor.

Este circuito precisa de apenas 12 mA de corrente pelo sensor Hall para produzir a corrente de 4 A ou menor na carga final.

Transistores equivalentes ao indicado podem ser usados e a alimentação é feita com tensão de 12 V.