A International Rectifier (www.irf.com) apresentou em 2007 a família IR3310/11/12 ue consiste em chaves programáveis de potência com proteção interna de sobretemperatura e sobrecorrente além de um circuito campling de sobretensão.

Os novos componentes tem ma saída para feedback de corrente com uma precisão de 5% em toda a faixa de operação, o que é muito mais do que os 20% oferecidos pelos componentes similares.

O feedback de corrente permite uma monitoração precisa da corrente na carga. Com uma precisão de 5% e uma faixa passante de 100 kHz, o sinal de feedback pode ser usado com um controle comum PWM, ASIC ou microcontrolador para implementar maior funcionalidade aos dispositivos desenvolvidos.

Os componentes da família IR331x são projetados especificamente para aplicações automotivas de 14 V onde um grau maior de proteção é necessário para prevenir danos ao componente em caso de curto-circuitos ou sobrecargas.

Na figura 1 temos o diagrama funcional desse dispositivo.

 


 

 

 

Dentre as aplicações sugeridas temos as embutidas em veículos com alimentação de 14 V tais como controles de ventoinhas, ventilação interna, saídas de alimentação, etc.

 

Datasheet do IR3310

Datasheet do IR3311

Datasheet do IR3312