NOSSAS REDES SOCIAIS -

Casa Inteligente (ART4313)

Que tal ganhar dinheiro com produtos para um fantástico nicho do mercado que, graças aos avanços da tecnologia sem fio e IoT se mostra extremamente promissor. Que tal criar produtos de alta tecnologia para equipar a casa do futuro que, na verdade, já podem estar entrando na casa do presente. Neste artigo damos algumas ideias interessantes e como obter informações e recursos para torná-las realidade. 


A ideia de se dotar residências de recursos técnicos é tão velha como a própria eletricidade. A iluminação doméstica, a utilização de motores em eletrodomésticos e a própria campainha de entrada são exemplos.

O que ocorre, entretanto, é que essa ideia evoluiu e temos como exemplo a própria campainha elétrica.


No início tínhamos apenas um par de fios unindo um interruptor de pressão a uma cigarra formada por um eletroímã e uma lâmina vibrante. Isso foi o começo.

Depois vieram as campainhas eletrônicas, imitando o som de sinos ou mesmo tocando músicas. A eletrônica estava sendo incluída, se bem que ainda de forma simples.

O passo seguinte já pode ser considerado um avanço no sentido de tornar o sistema “inteligente”. Diversos botões poderiam ser usados num circuito único para produzir sons diferentes e assim permitir que o dono da casa, pelo som emitido soubesse que botão foi acionado. Circuitos que fazem isso podem ser encontrados no nosso site.

A eletrônica foi além, e logo tivermos a incorporação de um sistema de intercomunicador que permitia que o dono da casa conversasse com quem estivesse na entrada, e é lógico tivemos logo depois a incorporação da câmera de vídeo.

Mas isso não foi o final de um processo evolutivo e hoje com as tecnologias wireless, biometria e outras a interação entre alguém que chega a sua casa e você está aumentando. Na verdade, temos falado em nossos artigos da aproximação cada vez maior da tecnologia com o ser humano, inclusive entrando em seu corpo.
E isso já está ocorrendo. As campainhas podem avisar você através do seu celular, e através de recursos de inteligência artificial (reconhecimento facial) ou mesmo biometria identificar quem está na sua porta e lhe dizer com quem se trata.

Um recurso que certamente alguns adorariam é fazer com que a campainha, ao ser acionada, não apenas anunciasse o nome da pessoa como tocasse uma melodia específica para o caso.

Uma campainha de entrada, algo muito simples, mostra até onde a inclusão de tecnologia eletrônica pode chegar. Podemos ir muito além, pois a quantidade de coisas em nossas casas que poderiam incorporar algum tipo de recurso eletrônico é muito grande.

Podemos incorporar tecnologia a qualquer coisa. De um sofá que se transforme numa cama ou em qualquer outra coisa. Numa mesa que mude de forma e finalidade, num eletrodoméstico que possa ser controlado pelo celular ou pela voz, num alimentador de cachorro que possa ser ativado pelo seu latido, num irrigador automático de vaso que seja ativado pela secura, seja lá o que for.

O leitor pode encontrar no nosso site uma grande quantidade de projetos que vão desde os mais simples para os iniciantes e curiosos de menos recursos, os intermediários e mesmo os avançados, todos basicamente sendo aplicações ou servindo para dar ideias.

Um pequeno automatismo pode ser aperfeiçoado com o uso de um microcontrolador ou mesmo de uma placa wireless.

Tudo depende da imaginação.

Na Mouser Electronics o leitor encontrar não apenas os componentes básicos como também placas de desenvolvimento que podem servir de plataformas para a criação de novas ideias.

E todos os dias surgem coisas novas. Explore e inspire-se. O próprio mote de muitas das empresas de alta tecnologia é justamente esse: inovar.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Respeito
Os homens mais respeitados não são sempre os mais respeitáveis
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)