Imagine só! Um aparelho que imita o canto de um passarinho com tanta perfeição que, se você escondê-lo numa caixa fechada e levar perto de um amigo, ele não vai nunca acreditar que o canto ouvido não é produzido por um de verdade. Use este simples circuito para fazer algumas brincadeiras interessantes.

 

Nota: este projeto de 1985 usa componentes comuns na época, mas ainda pode ser montado com facilidade, aparecendo em diversas versões neste site em épocas diferentes.

 

Como um aparelho eletrônico pode imitar um passarinho? Certamente o. leitor deve estar curioso, sem saber que ruídos de diversos tipos podem ser sintetizados com facilidade por circuitos eletrônicos e, às vezes, com tanta perfeição que seria muito difícil distinguir o som natural do artificial.

O que propomos nesta montagem divertida e um passarinho cantor, um circuito que vai produzir os pios de um pássaro com perfeição, podendo ser confundido com facilidade. Na verdade, os pios deste aparelhinho lembram também um pintinho, conforme o ajuste feito.

Feche o aparelhinho numa caixa de sapatos e peça para alguém tomar conta, sem abri-la. Pelo som, esta pessoa será, sem dúvida alguma enganada!

Aposte com seus amigos para adivinhar que tipo de pássaro você tem fechado na caixa! Ninguém vai adivinhar! (figura 1)

 

 


 

 

 

COMO FUNCIONA

O passarinho nada mais é do que um oscilador Hartley modificado, com recursos que tornam intermitente os sinais produzidos. Esta intermitência é que se responsabiliza pelos intervalos entre os pios.

Na figura 2 temos o circuito básico de nosso passarinho.

 


 

 

O capacitor C1 e o capacitor C2 determinam o timbre do canto do passarinho juntamente com o enrolamento primário do transformador. Para um canto mais agudo, por exemplo, C1 e C2 podem ter seus valores reduzidos. Um ajuste fino desta frequência, que dá o canto, pode ser feito no trimpot.

Já o capacitor C3, eletrolítico, determina os intervalos entre os pios e também sua duração. Usamos no protótipo um capacitor de 220 pF, mas o leitor pode fazer experiências interessantes com valores a partir de 10,uF, obtendo com isso diversos tipos de “canto".

A alimentação do circuito vem de duas pilhas pequenas apenas, ou seja, 3 V, o que torna a montagem compacta e portátil.

 

MONTAGEM

Uma ponte de terminais isolada é empregada como chassi para a colocação de todos os componentes, exceto o alto-falante e o suporte de pilhas. Por medida de economia não usamos interruptor geral, o que significa que para desligar o aparelho basta retirar suas pilhas do suporte.

Na figura 3 damos o circuito completo do passarinho.

 


 

 

O aspecto real da montagem é dado na figura 4.

 


 

 

Esta pequena ponte de terminais juntamente com os componentes externos poderão ser fixados na caixinha que será usada para alojar o aparelho, se assim o montador quiser.

Damos a seguir alguns conselhos para se realizar uma montagem perfeita, numa sequência que o leitor deve seguir.

a) Solde em primeiro lugar o transistor Q1, que é um BC548. Equivalentes que podem ser usados são o BC237, BC238 e BC547. Veja a posição deste transistor com a parte achatada voltada para cima.

b) O transformador é o próximo componente que deve ser soldado (T1). Este transformador pode ser retirado de algum radinho velho que o leitor tenha disponível. Ele será identificado pela sua ligação ao alto-falante do rádio, já que o outro existente, que é o driver, não serve. Tem de ser um transformador de

saída para transistores. Este é o único componente crítico da montagem, pois se não tiver as características desejadas, seu passarinho não vai cantar da forma esperada.

c) Agora é a vez de soldar os três resistores cujos valores dependem das cores das faixas segundo a lista de material. Veja a lista se tiver dúvidas.

d) O capacitor eletrolítico é de terminais paralelos, sendo sua posição dada pela polaridade marcada no invólucro. O polo negativo fica do lado do transistor. Seu valor pode ser diferente do indicado, se o leitor quiser fazer experiências com o som obtido.

e) Os dois capacitores cerâmicos (C1 e C2) são soldados normalmente, apenas devendo o leitor ter cuidado com as marcações. C1 pode vir como 103 e C2 como 104. Solde estes componentes com rapidez, pois eles são sensíveis ao calor em excesso.

f) O último componente da ponte a ser soldado é o trimpot. O leitor deverá abrir um pouco seus terminais para que possam ficar alinhados com os pontos de soldagem. O trimpot pode ter valores entre 47 k e 100 k.

g) Finalmente, fazemos a interligação (1) entre os dois pontos indicados na figura, usando para isso um pedaço de fio. Este fio interliga o primeiro terminal da ponte (transformador) ao primeiro do trimpot. (Observe que um dos terminais do trimpot fica desligado)

Passamos agora à soldagem dos componentes externos.

O primeiro é o alto-falante, que pode ser aproveitado de um radinho portátil abandonado. Deve ser usado um alto-falante de 8 Ω, de qualquer tamanho.

Depois ligamos o suporte de pilhas. Devemos observar sua polaridade. O fio vermelho corresponde ao polo positivo e vai ligado ao terminal central do primário do transformador. O fio preto vai ao emissor do transistor, onde ele está ligado junto ao eletrolítico C3.

Completada a montagem, confira tudo e, se constatar que não há nenhuma falha, passe a prova.

PROVA E USO

Coloque duas pilhas novas no suporte. Se tudo estiver em ordem, imediatamente seu passarinho já deve começar a piar. Ajuste os piados no trimpot P1 conforme o timbre que desejar.

Para usar o aparelhinho existem diversas possibilidades:

A primeira que sugerimos consiste em fechá-lo numa caixa de sapatos, levando perto dos amigos. Veja se eles adivinham que tipo de passarinho estaria na caixa.

Outra possibilidade é como decoração, em uma gaiola, que poderá ficar na sua sala, conforme mostra a figura 5.


 

 

Nota: nos nossos dias, gaiolinhas contendo um circuito como esse já podem ser encontradas em lojas de produtos ”importados” da china.

Neste caso, um interruptor geral pode ser acrescentado junto ao pólo positivo do suporte de pilhas.

 

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral
T1 - transformador de saída para transistores (ver texto)
P1 – 100 k - trimpot
B1 – 3 V - 2 pilhas pequenas
FTE - alto-falante de 8 Ω
C1 - 10 nF (103) - capacitor cerâmico
C2 - 100 nF (104) - capacitor cerâmico
C3 - 220 µF x 6 V - capacitor eletrolítico
R1 – 15 k x 1/8 W - resistor (marrom, verde, laranja)
R2 - 1k5 x 1/8 W - resistor (marrom, verde, vermelho)
R3 - 1k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, vermelho)


Diversos:
ponte de terminais, suporte para duas pilhas pequenas, fios, solda, etc.