Este projeto pode ser utilizado da sua maneira normal, como porteiro, ou então como intercomunicador interno, babá eletrônica e até para se monitorar as conversas num saguão, num sistema de vigilância.

A alimentação pode ser feita com uma fonte comum de 12 a 18V com uma corrente de pelo menos 1 ampère, já que a potência da etapa amplificadora é algo elevada.

Os próprios alto-falantes são usados como microfones na função de transmitir os sinais e com uma boa sensibilidade.

 

FUNCIONAMENTO

Na figura 1 temos o diagrama completo do porteiro eletrônico ou intercomunicador.

Figura 1 – Diagrama completo do porteiro eletrônico.

 

A base do circuito é um amplificador integrado da National Semiconductor de 5 watts de potência com excelente ganho e sensibilidade.

Uma chave dupla comuta as funções dos alto-falantes que devem ser interligados, passando de escuta (como alto-falantes) para reprodução (como microfones).

Assim, numa posição da chave, o alto-falante da estação remota funciona como microfone e o da estação local na sua própria função. Na outra posição da chave as funções são invertidas.

Os componentes R1 e C2 têm por função manter a impedância de saída constante, enquanto que o transformador T1 casa a impedância do alto-falante quando usado como microfone com a alta impedância de entrada do amplificador.

O potenciômetro P1 atua como controle de sensibilidade e o capacitor C1 desacopla a fonte de alimentação evitando instabilidades. Este capacitor deve ser montado o mais próximo possível do pino 14 do circuito integrado.

 

MONTAGEM

Os componentes básicos podem ficar numa placa de circuito impresso com a disposição mostrada na figura 2.

Figura 2 – Placa de circuito impresso e disposição dos componentes.

 

O transformador T1 tanto pode ser um de saída usado em rádios transistorizados com uma impedância de primário de 1 K ohms ou mais e um secundário de 8 ohms.

Os alto-falantes devem ter 8 ohms com pelo menos 10 cm de diâmetro e imãs pesados para maior rendimento, estes alto-falantes devem ser montados em caixas acústicas e o remoto deve ser protegido de modo a não sofrer a ação do tempo.

O fio de conexão aos alto-falantes não precisa ser blindado. A chave S1 é do tipo falar/ouvir de pressão, como as encontradas em intercomunicadores, devendo ser pressionada na posição de falar e voltando sozinha ao ser solta para a posição de ouvir.

Isso significa que, com a alimentação ligada, o circuito se mantém na posição de ouvir, o que permite monitorar o que ocorre junto à estação remota.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho, basta alimentar o circuito e falar em um dos alto-falantes. Sua voz deve ser reproduzida no outro alto-falante.

Apertando S1 as funções invertem-se e o alto-falante em que se ouvia o som remoto passa a funcionar como microfone.

Comprovado o funcionamento do aparelho é só fazer a instalação definitiva. Os cabos de ligação ao alto-falante remoto podem ter até 20 metros de comprimento.


PS: Na época em que este artigo foi publicado, o CI LM384 era relativamente comum. Uma solução mais moderna seria o uso do TDA2002, mas com uma configuração de placa diferente. Veja no artigo Amplificador de 8 W com o TDA2002 (ART100) mais detalhes.