Este é um circuito muito simples que ajudar a proteger seu projeto que deve ser ligado à rede de energia, evitando que em caso de curtos ou outros problemas possa haver a queima de componentes ou o desarme do disjuntor de sua casa.

Muitos leitores inseguros montam seus projetos que devem ser ligados à rede de energia ficando com medo de fazer os testes iniciais, pois se houver algum curto, o “estouro” ou queima de componentes é inevitável.

Ligando seu projeto a este aparelho antes de fazer a conexão direta à rede, se existir algum problema grave de montagem, a lâmpada acenderá com o máximo brilho e você saberá que deve revisá-lo.

Se a lâmpada acender com brilho reduzido, você saberá que pode ligá-lo à tomada e se não acender, saberá que existe algo errado na montagem.

O circuito funciona na rede de 110 V ou 220 V, conforme as lâmpadas utilizadas.

Se bem que o circuito use lâmpadas incandescentes, caindo em desuso, será interessante conseguir as duas que funcionarão neste projeto.

 

Como Funciona

A idéia básica deste protetor é ligar em série com o aparelho a ser testado, uma lâmpada comum de 40 a 60 W, conforme mostra a figura 1.

 

   Figura 1 – A idéia básica do protetor
Figura 1 – A idéia básica do protetor

 

Formamos assim um divisor de tensão que divide a alimentação da rede entre o aparelho em teste e a lâmpada.

Se o aparelho alimentado estiver em bom estado (não em curto) ele deverá apresentar uma certa resistência de modo que receberá alimentação, mesmo que reduzida.

Com isso, a lâmpada em série não acenderá com o máximo brilho.

Saberemos então que o aparelho alimentado não está em curto e com isso poderemos passar à alimentação direta acionando S2.

Veja que no teste, a lâmpada menor estará apagada indicando que a ligação não está sendo direta.

Se o aparelho em teste estiver em curto, toda a tensão da rede aparecerá na lâmpada que então acenderá com seu máximo brilho.

Se isso acontecer, não devemos acionar S2 para a conexão direta, antes de analisar a causa do problema no equipamento em teste.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do protetor de projetos.

 

   Figura 2 – Diagrama do protetor
Figura 2 – Diagrama do protetor

 

O aspecto da montagem, que deve ser feita numa caixa protegida é mostrado na figura 3.

 

   Figura 3 – Aspecto da montagem
Figura 3 – Aspecto da montagem

 

Os componentes são comuns e o fusível é importante para o caso de inadvertidamente você esquecer a chave na posição direta e conectar um aparelho com problemas ao seu protetor.

 

 

L1 – Lâmpada de 40 a 75 W branca

L2 – Lâmpada de 5 a 15 W preferivelmente colorida

F1 – Fusível de 5 A

S1 – Interruptor simples

S2 – Chave de 2 pólos x 2 posições

Diversos:

Cabo de força, tomada, soquetes para as lâmpadas, suporte para o fusível, fios, solda, etc.